Carta de intenção mestrado – como fazer e ser aprovado de vez

Uma carta de intenção é um texto usado para se candidatar a uma vaga. Apesar de ser mais pedido na pós-graduação stricto sensu como carta de intenção para o mestrado, outras situações também podem exigi-la. Um intercâmbio, um curso, uma bolsa de estudos ou até mesmo um emprego, pode pedir uma carta de intenção.

Este documento deve ser capaz de convencer o responsável sobre a vaga de que você, o dono da carta de intenção, está apto para a função, cumpre todos os requisitos e realmente está entusiasmado com o mestrado.

Como fazer uma carta de intenção

É de suma importância que a carta contenha, como o próprio nome já diz, a intenção do candidato, ou seja quais são as razões que lhe chamaram a atenção para o curso que está pleiteando.

Pesquise sobre a instituição de ensino

Dessa forma você mostra que está alinhado com os valores da instituição, esta dica serve inclusive para os casos em que o candidato está tentando um emprego ou um estágio. Pesquise sobre a instituição de forma abrangente e consulte apenas fontes oficiais, mostre quais são suas expectativas e como você pode agregar ao ser aceito no projeto.

Sintetize suas ideias

Na carta de intenção você também deve se apresentar enquanto acadêmico. Dessa forma você deve discorrer sobre os pontos mais expressivos e relevantes da sua carreira. Mostre com clareza quais são suas metas e como você acredita que a faculdade e o mestrado poderão te auxiliar nisso e porque eles são ideais para o seu propósito.

Também é interessante que você mostre os seus diferenciais, ou seja, as suas competências que te destacam e te diferenciam da concorrência. Assim você pode tratar de suas habilidades mais importantes e esclarecer como o mestrado será importante para o seu futuro. Finalize salientando sua vontade em estudar na instituição e em entrar neste programa de mestrado, por fim, agradeça pela oportunidade.

Você também pode acrescentar mais detalhes sobre você mas tome cuidado com elogios em demasia. Mantenha a objetividade, a autenticidade e a coerência. Seguindo estas orientações com foco e seriedade sua carta de intenção para o mestrado ficará exemplar.