Nota: em defesa do CNPq e das bolsas de estudos

É com indignação que a ANPG se manifesta contra os novos cortes de orçamento do CNPq, no valor de R$116 milhões, que impactará diretamente as bolsas da agência

O Ministério da Economia está condicionando a liberação dos 5 bilhões do FNDCT – o que é obrigatório por lei conquistada com muita luta pela comunidade científica no Congresso Nacional – ao corte de orçamento já aprovado, para se enquadrar ao limite do teto de gastos. Dito de outra forma, para liberar recursos obrigatórios do FNDCT para institutos de pesquisa, cortaram na rubrica de bolsas do CNPq aprovada no orçamento.

Na prática, nos obrigam a fazer luta política e pressionar novamente no parlamento por verbas para bolsas que já haviam sido conquistadas, como se o financiamento da formação de jovens cientistas não fosse uma função do Estado, assegurada pela Constituição de 88.

O governo está condicionando o setor de ciência e tecnologia à permanente incerteza sobre o futuro e com pires na mão pela sobrevivência digna. Uma verdadeira humilhação!

Por isso, a ANPG convoca um dia de mobilização nas redes para 21 de julho em defesa do CNPq e contra os novos cortes de bolsas, além de reforçar a convocação para as manifestações de rua no dia 24 de julho.

Para defender a ciência e a pesquisa é preciso derrotar o governo Bolsonaro!

Associação Nacional de Pós-graduandos, 16 de julho de 2021