ANPG esteve na posse do Conselho Nacional de Educação

carteira de estudante

CNE-Posse-Fernando-Pinto

A secretária geral da ANPG, Hercília Melo, esteve presente na cerimônia de posse do Conselho Nacional de Educação (CNE), ocorrido no dia 7 de outubro, que teve como presidente da mesa o Ministro da Educação, José Henrique Paim.

O ministro destacou a expansão da Educação superior e técnica e apresentou avanços no setor por meio dos programas como Fies, Pronatec e Prouni. Destacou a expansão da pós-graduação e o aumento no número de matrículas, reconhecendo a necessidade de melhorias. Ressaltou que o investimento deve acontecer em todos os níveis do sistema de ensino e em todas as modalidades formativas. “Precisamos discutir o currículo base das escolas para que todos tenham igualdade de oportunidade”, disse o Ministro.

Representando os conselheiros empossados, Nilma Lino Gomes ressaltou a honra de participar do espaço, destacando que a diversidade do povo precisa estar contida nas políticas e ações. Para ela, o trabalho coletivo do CNE rompe barreiras educacionais: “as teias juntas das aranhas podem segurar um leão, recorrendo a um proverbio africano”, disse.

Encerrada a cerimônia, deu-se início a eleição do novo presidente. Por unanimidade, com votação em urna, foi eleito Gilberto Garcia, professor da PUC-Goiás. O presidente convocou reunião para o mês de outubro para construir o plano estratégico do CNE. Abordou o papel que tem cumprido o CNE frente a seu aniversario de 20 anos em 2015 e exaltou que pessoas humildes têm tido oportunidades através da educação.

A eleição dos presidentes e vice-presidentes das Câmaras de Educação Básica e Ensino Superior ocorreram no dia 8 de outubro.

Para Hercilia, implantar e acompanhar o PNE é a grande tarefa do CNE no próximo quadriênio: “O CNE é um potente articulador para garantia e formulação de politicas e mudanças profundas nas diretrizes curriculares. O chamamento do CNE no dia de hoje é o da participação da sociedade, entidades e movimentos sociais num trabalho conjunto para transformar as realidades educacionais. Grandes são os desafios dos conselheiros para a gestão. Temos crianças fora da escola, jovens e trabalhadores que ainda não ingressaram no ensino superior, precisamos discutir a formação de professores para a inclusão, para atender a diversidade humana. A educação que nosso país precisa é a que repudia qualquer tipo de preconceito, que contribua no processo de humanização, que transforme a realidade. O pobre tem as mesmas condições para permanecer na escola, na universidade?”

A educação básica terá atenção da atuação do CNE, segundo as falas dos conselheiros.
“Temos a aprovação da destinação de 10% do Produto Interno Bruto para a educação, de 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para o setor. Precisamos alcançar a destinação de 50% das vagas em todas as universidades para estudantes oriundos de escolas públicas. Entoamos enquanto entidade representativa da pós-graduação as lutas pela democratização da educação com responsabilidade do Estado nas transformações sociais. Enxergamos no CNE interlocutores importantes para o diálogo com os movimentos educacionais, no envolvimento de gestores, trabalhadores, estudantes e comunidades para a formulação de políticas, na análise dos contextos de influência, na implantação, implementação e ressignificação que sejam necessárias para romper com desigualdades regionais e reprodução do status quo. Temos as batalhas pela regulamentação dos cursos lato sensu, os vislumbres para os próximos processos de expansão das universidades, a valorização dos pesquisadores e da ciência, o fortalecimento da pós-graduação, da formação de jovens cientistas na educação básica, da iniciação científica e da docência, etc. Muitas são as lutas pela educação, nos juntemos!”, argumenta Hercília.

Composição
Posse-CNE-FOTO_Bruno-Maranhao-2
Presidente do Conselho Nacional de Educação:
Gilberto Gonçalves Garcia
Conselheiros da Câmara de Educação Básica:
Luiz Roberto Alves (Presidente da Câmara)
Antonio Carlos Caruso Ronca (Vice-Presidente da Câmara)
Antonio Cesar Russi Callegari
Antonio Ibañez Ruiz
Francisco Aparecido Cordão
José Fernandes de Lima
Malvina Tânia Tuttman
Maria Beatriz Moreira Luce (Membro nato)
Nilma Lino Gomes
Raimundo Moacir Mendes Feitosa
Rita Gomes do Nascimento
Conselheiros da Câmara de Educação Superior:
Erasto Fortes Mendonça (Presidente da Câmara)
Sérgio Roberto Kieling Franco (Vice-Presidente da Câmara)
Arthur Roquete de Macedo
Gilberto Gonçalves Garcia
Joaquim José Soares Neto
José Eustáquio Romão
Luiz Fernandes Dourado
Luiz Roberto Liza Curi
Márcia Ângela da Silva Aguiar
Paulo Monteiro Vieira Braga Barone
Paulo Speller (Membro nato)
Yugo Okida

Confira a lista aqui do atual conselho aqui!

Da redação