ANPG participa da 264ª Reunião Ordinária do CNS

carteira de estudante

10425136_718785598216842_499575248851869978_n

A ANPG participou, representada por seu diretor de saúde, Dalmare Oliveira Sá, da Reunião ampliada do Conselho Nacional de Saúde com cerca de 200 pessoas, entre Conselheiros nacionais, estaduais, municipais, coordenadores de plenárias e gestores. O evento ocorreu no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, para a 264ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que aconteceu dias 10 e 11 de dezembro.

A reunião teve como objetivo analisar os cenários políticos que se apresentam para 2015 e o papel do controle social frente aos desafios; construir e pactuar compromissos com o Plano de Ação para a realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde, além de apreciar e deliberar sobre abertura de cursos na área da saúde.

A ANPG apresentou nesta reunião a Carta de Recife, que foi escrita pelo conjunto de profissionais de saúde que estiveram presentes no IV Encontro Nacional de Residências. Além de solicitar, juntamente com a UNE, um posicionamento de repúdio do CNS contra os casos de estupro de estudantes em festas da Universidade de São Paulo.
Ainda foi apresentado, pelo Diretor Dalmare, o seminário que ocorrerá na VI Bienal da UNE com o tema “Educação, saúde e desenvolvimento: A juventude por mudanças na saúde do Brasil para cuidar bem das pessoas”, que debaterá as pautas da juventude para a saúde do país. O CNS demonstrou total interesse em construir este evento em conjunto com as entidades, já que este é um dos grandes objetivos para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Da redação