Fundação da APG-UESC conta com debate sobre os direitos dos pós-graduandos e das pós-graduandas

carteira de estudante

APG UESC

Na manhã desta sexta-feira (17), foi realizada a fundação da APG da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA). O evento contou com um debate sobre os direitos dos pós-graduandos e das pós-graduandas, abordando a Caravana à Brasília e o Seminário de Assistência Estudantil que serão realizados de 27 a 29 de abril pela ANPG, na capital federal.

A mesa teve como convidadas a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Elida Paulina, e a diretora do departamento de filosofia e ciências humanas, Josane Bezerra. O debate contou com a presença de dezoito pós-graduandos de cursos lato e stricto sensu das Ciências Biológicas, Exatas, Humanas e Literárias, além do diretor da ANPG, Flávio Franco, que compareceu representando a entidade.

“Esta gestão da APG-UESC tem como foco três temas principais: lutar pelo subsídio no restaurante para os pós-graduandos (bandejão), conquistar cadeira para representantes da APG no Concep (Conselho de Pesquisa e Extensão) e no Consul (Conselho Superior Universitário) da universidade, e a garantia do direito de pagamento de metade da tarifa tanto no transporte público quanto em eventos culturais e esportivos, que ainda, muitas vezes, nos é negado”, explicou João dos Santos, coordenador geral da APG.

Em seguida, foi realizada a assembleia onde foi deliberado sobre o estatuto e exposta a diretoria da APG. Composta por nove pessoas, a Associação de Pós-Graduandos da UESC conta com João José dos Santos, coordenador geral; Renato Macedo, coordenador de ensino pesquisa e extensão; Cássia Abijande, coordenadora de comunicação; Carla Morgana, secretária geral; Karla Muniz, coordenadora de finanças; Ed Carvalho, coordenador de ciências biológicas; e José Lourenço, coordenador de ciências humanas e literárias. Os cargos de coordenador jurídico e coordenador de Ciências Exatas será preenchido na próxima assembleia, que ainda não tem data certa.

Nas próximas assembleias serão debatidos também possíveis mudanças no estatuto e serão definidos outros pontos principais desta gestão.

Matéria relacionada:

20/03/2015 – Assembléia delibera criação de comissão pró-APG na UESC