Helena Nader assume a presidência da SBPC

carteira de estudante

 

Atual vice-presidente da entidade, ela substitui Marco Antonio Raupp, que assume a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Eleita primeira vice-presidente da diretoria em junho de 2009, a assunção de Helena Nader atende ao estatuto e ao regimento da SBPC em seus artigos 12 e 10, respectivamente. O mandato dos atuais diretores termina em julho próximo.
A nova presidente da SBPC é bacharel em ciências biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), fez licenciatura em biologia na Universidade de São Paulo (USP), doutorado em biologia molecular na Unifesp e pós-doutorado na University of Southern California.
É professora titular da Unifesp, membro titular da Academia de Ciências de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), classes Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e professora honoris causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Exerceu várias funções administrativas, entre elas a de pró-reitora de Graduação e de Pós-Graduação da Unifesp. Foi professora visitante da Loyola Medical School Loyola University Chicago – Stritch School of Medicine (Chicago, USA), W. Alton Jones Cell Science Center (NY, USA), Instituto Scientifico di Chimica e Biochimica G. Ronzoni (Milão, Itália) e Opocrin Research Laboratories (Modena, Itália).
Helena Nader é a segunda mulher a presidir a SBPC na história da entidade. A primeira foi Carolina Bori, eleita na gestão 1987-1989.
Da redação, com informações do Jornal da Ciência, com assessoria da SBPC

meia-entrada é um direito dos estudantes, mas é necessário soicitar o seu DNE para garantir esse direito.