UFMG sediará XXVI Congresso Mundial de Filosofia do Direito e Filosofia Social

carteira de estudante
A Universidade Federal de Minas Gerais será a sede do evento, que é realizado pela primeira vez no Brasil. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 28 de fevereiro.
 
A UFMG receberá, entre os dias 21 e 27 de julho, o XXVI World Congress of Philosophy of Law and Social Philosophy, com o tema Direitos Humanos, Estado Democrático de Direito e os desafios sociais contemporâneos. O congresso, que pela primeira vez se realizará no Brasil, é organizado pela Associação Brasileira de Filosofia do Direito – ABRAFI -, em conjunto com a UFMG, a PUC Minas e a Internationale Vereinigung für Rechts- und Sozialphilosophie – IVR. A língua oficial do Congresso é o inglês, e trabalhos podem ser enviados até o dia 28 de fevereiro.
 
O tema geral do congresso reflete a preocupação dos Filósofos do Direito e Filósofos Sociais com os graves desafios que enfrentam hoje as sociedades plurais e, em especial, os países em via de desenvolvimento: Como é possível a democracia, em sociedades compostas por tradições culturais e projetos políticos tão diversos? Como é possível harmonizar o desenvolvimento econômico com a preservação das liberdades individuais e com os direitos culturais de cada povo? Em que medida a pretensão de universalidade dos Direitos Humanos não corresponde a um preconceito ocidental? Em que medida o desenvolvimento econômico e social do hemisfério Norte não compromete o desenvolvimento dos países do hemisfério Sul? O congresso será uma oportunidade privilegiada para que essas e outras questões sejam discutidas pela comunidade acadêmica internacional, e para que essa discussão possa contribuir para a construção de um mundo melhor.
 
Além dos Working Groups (com submissão direta de papers) e dos Special Workshops (propostos pelos participantes), haverá oito seções plenárias, com os seguintes convidados:
 
Celso Lafer (Brasil)
Mortimer Sellers (EUA)
Norbert Horn (Alemanha)
Sindiso Mnisi Weeks (África do Sul)
Stephan Kirste (Áustria)
Tom Campbell (Austrália)
Yasutomo Morigiwa (Japão)
Mais informações podem ser obtidas no site www.ivr2013.org
 
Fonte: Jornal da Ciência