ANPG participa do 5° encontro preparatório para o Fórum Mundial da Ciência 2013

carteira de estudante

Ocorrido na sede da Regional Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), nos dias 15 e 16 de abril, o encontro preparatório em Pernambuco antecede o Fórum Mundial da Ciência 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de novembro. Desde agosto do ano passado, foram realizadas quatro reuniões preparatórias, em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Salvador, tendo mais dois encontros previstos em Porto Alegre (maio) e Brasília (junho).

A abertura foi realizada pelo secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Elias, e contou com a presença do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do representante da Comissão Executiva do Fórum Mundial de Ciência e presidente da Academia Brasileira de Ciência, do secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, do coordenador geral da representação regional do MCTI, além de reitores de universidades, políticos e pesquisadores brasileiros e de outros países.

Na oportunidade, Luiz Elias deu saudações à comunidade científica presente, destacando também a participação da presidenta da ANPG, Luana Bonone, para contribuir nas discussões e construções. No final de sua fala, o secretário reafirmou que o Brasil tem ciência de muita qualidade, de muita capacidade inovadora e, principalmente, um povo muito criativo. Na conferência de abertura, Sérgio Rezende apontou a necessidade de termos uma política de Estado com continuidade, aperfeiçoamento e expansão voltada para ciência, tecnologia e inovação, apesar dos progressos alcançados no período recente.

Para a presidenta da ANPG, Luana Bonone: “o encontro preparatório em Recife traduz também a contribuição da região nordeste na pesquisa de qualidade que fazemos no país e nos convoca a demonstrar como a ciência pode contribuir para o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável”.

A ANPG fará parte da comissão de organização do Youth Scientific Forum, o Fórum Jovem de Ciência.

Mais informações sobre os encontros preparatórios: http://fmc.cgee.org.br/index.php?option=com_content&view=featured&Itemid=101