Câmara Municipal de SP realiza Seminário de Juventude

carteira de estudante
Clique na imagem para ampliar e veja a programação completa.

A Câmara Municipal de São Paulo realizará, no próximo sábado(21), das 9h às 17h, o Seminário de Juventude da cidade de São Paulo – "São Paulo pela Juventude". Com o apoio de diversos movimentos e entidades ligados à juventude, o encontro pretende abrir um diálogo na cidade para construir um diagnóstico da juventude paulistana e estimular a criação e implementação de políticas públicas voltadas a esse segmento, exigindo esforços para sua garantia, seja de ordem econômica, social, educativa, cultural ou política.

Articulando e mobilizando os diversos atores – Estado e sociedade civil – o seminário resultará num mapa sobre o que é e como é composta a juventude da cidade – desde os jovens inseridos em "tribos", em organizações (ONGs, movimento estudantil, associações culturais, torcidas organizadas etc) aos que ainda buscam oportunidades profissionais e educacionais -, que devem interferir e influenciar na vida política e social da cidade.

Trata-se de um importante passo em direção a uma maior aproximação do Poder Legislativo com o tema "direitos da juventude", selando o compromisso da Câmara com a prioridade da garantia dos direitos dos jovens, de acordo com a Emenda Constitucional 65. "Este seminário tem como foco reafirmar a responsabilidade do Estado na garantia de políticas públicas de juventude, incluindo este segmento como parte de um projeto estratégico de desenvolvimento desse município. A Câmara será o palco de debate com o grande objetivo de buscar e apresentar propostas, com perspectiva para superação das violações de direitos", afirma o vereador Netinho de Paula(PCdoB), primeiro secretário da Câmara.

Essa temática tem sido abordada pela Casa como prioridade desde o início desta legislatura, através da Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo, presidida por dois anos consecutivos pelo vereador Netinho de Paula e, atualmente, pelo vereador Alfredinho(PT), com o compromisso de trazer demandas desses segmentos para o debate parlamentar, acompanhar as proposições legislativas e monitorar as políticas públicas e programas do executivo.

Durante o evento serão realizados debates sobre a temática de juventude, com dinâmicas dos palestrantes e interação de todos os participantes, que serão divididos em grupos de trabalho, ao longo do dia. Ao final, as resoluções e propostas do encontro serão elencadas em um documento a ser enviado à Prefeitura de São Paulo.

Inscrições e informações:
[email protected]

Organização: Câmara Municipal de São Paulo


Da Redação.