27º Congresso da ANPG será entre 14 e 19 de setembro

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realizou a reunião de sua diretoria neste domingo, 16 de agosto, e referendou a nova data do 27º Congresso da entidade, a ser realizado entre os dias 14 e 19 de setembro, em ambiente virtual. O encontro debateu também o balanço da gestão cessante, conjuntura e perspectivas da ciência e tecnologia e pós-graduação, a convocação do II Encontro de Mulheres Pós-Graduandas e a extraordinária 43ª edição do Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP).

No dia 12 de agosto, conforme previsto no Estatuto da entidade e regimento, a diretoria Executiva havia deliberado sobre as novas datas e formato do 27º Congresso, que teve de ser adiado em virtude da pandemia de COVID-19 que desde março assola o país. Veja a nota aqui.

O tema do evento será “Pacto pela vida e pela democracia – Pós-graduandos (as) em defesa da ciência e do (a) pesquisador (a)”. A programação prevê a realização de seis grandes debates virtuais abertos, sobre temas diversificados, sempre às 15 horas de cada dia. O 43º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP) será na sexta-feira, 18 de setembro, às 10h, e se debruçará sobre as pautas políticas da entidade.

O sábado, dia 19, será reservado para a plenária final do Congresso, com participação dos delegados natos, que, conforme prevê o estatuto, são os diretores atuais. A esses delegados e delegadas caberá a eleição de uma nova diretoria temporária e a deliberação sobre as propostas debatidas no Conap.

Para Flávia Calé, presidenta da ANPG, a pandemia impõe novas dinâmicas de organização e não pode paralisar os movimentos. “A pandemia trouxe uma série de novos desafios. Um deles é a necessidade de reinventar as formas de atuação, travar o debate democrático e organizar as lutas para resistir aos ataques do governo Bolsonaro à democracia, à ciência e à educação. O 27º Congresso da ANPG é um capítulo importante dessa jornada”, afirma.

As inscrições para participar do 27º Congresso da ANPG e do 43º deverão ser feitas através de site específico, que será lançado no próximo dia 24 de agosto e divulgado através das redes sociais da entidade. Fique Ligado!

Veja os documentos:

II Nota Informativa aos Estudantes de Pós-Graduação e Movimento Nacional de Pós-Graduandos

Edital de Convocação do XXVII CNPG

Regimento Interno do 27º Congresso da ANPG

Convocação do 43º CONAP 

Confira a programação do 27º Congresso da ANPG

14/09 – Segunda-feira
11hs – abertura
15hs – Mesa de debate – Crise econômica e impactos no financiamento da educação e pesquisa

15/09 – Terça-feira
15h – Mesa de debate – Construindo o novo Plano Nacional de Pós-Graduação.

16/09 – Quarta-feira
15h – Mesa de debate – Desafios da pesquisa e das universidades na América Latina no contexto da (pós) pandemia.

17/09 – Quinta-feira
15h – Mesa de debate – A condição dos pós-graduandos no contexto da pandemia: acesso, permanência, direitos e saúde mental.

18/09 – Sexta-feira
10hs – 43º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos
Mesa de debate – Pacto pela vida e pela democracia – Pós-graduandos (as) em defesa da ciência e do (a) pesquisador (a)

19/09 – Sábado
10h – Plenária final do congresso da ANPG.
Mesa de debate – Desafios e perspectivas da educação e da ciência no Brasil