O Salão Nacional de Divulgação Científica faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

carteira de estudante




Mais de 13 mil atividades já foram cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, e dentre elas se destaca o 1º Salão Nacional de Divulgação Científica. O Salão,  promovido pela Associação Nacional dos Pós-Graduandos  (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pela Comissão Executiva Nacional do Programa de  Educação Tutorial (CENAPET), acontecerá de 21 a 23 de outubro, na PUC-SP.

Na primeira edição da Semana de C&T, em 2004, foram realizadas 1.848 atividades. Em 2008, o total chegou a 10.859 eventos. Promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o evento é direcionado principalmente a crianças e jovens.

Feiras de ciência em praças públicas, concursos, oficinas e palestras, visitas de pesquisadores às escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas de divulgação científica e exibição de filmes e vídeos sobre assuntos relacionados com a ciência são algumas das atividades previstas.

 

O tema desta edição é "Ciência no Brasil", em comemoração a importantes descobertas científicas brasileiras, como a construção do primeiro balão de ar quente, realizada por Bartolomeu de Gusmão (300 anos atrás); o centenário da educação profissional e tecnológica; além de uma das pesquisas científicas mais significantes, a descoberta da doença de Chagas, pelo médico Carlos Chagas.

 

O evento também comemora os 150 anos do nascimento do naturalista suíço Emílio Goeldi, que dá nome a uma das principais instituições de pesquisa do país, vinculada ao MCT, o Museu Paranaense Emílio Goeldi (MPEG).

 

Mais informações sobre os eventos em todo o país, que são gratuitos, em

http://semanact.mct.gov.br

Informações sobre o Salão Nacional de Divulgação Científica: www.salaonacional.org.br

 

Da redação, com informações do Jornal da Ciência