Marco Antônio Raupp é o novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação

carteira de estudante

Na noite de ontem (18), a presidenta Dilma Rousseff anunciou em nota a substituição do Ministro da Educação, Fernando Haddad (que se candidatará à prefeitura de São Paulo), pelo então Ministro de C, T & I, Aloizio Mercadante. Assume a pasta, em seu lugar, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o matemático Marco Antônio Raupp.

Em nota no site da AEB, Raupp afirmou ter recebido o convite com "distinção especial" e que assume a pasta em um "momento fundamental da sua evolução". "Com 40 anos de militância nas atividades científicas e tecnológicas, como pesquisador e gestor de instituições da área, considero uma honra e um enorme desafio à nova missão que me é confiada", afirmou.

Marco Antônio Raupp, que desde março de 2011 ocupa a presidência da AEB, é formado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e é PhD em matemática pela Universidade de Chicago.

Diretores da ANPG com MArco Antônio Raupp durante 62ª RA da SBPC, em julho de 2010, em Natal (RN). Foto: Vanessa Stropp

O novo ministro é figura bem quista na comunidade científica pelo trabalho realizado à frente da SBPC, entidade que presidiu de 2007 a 2011. Além disso, participou de diversas atividades da ANPG, sempre demonstrando seu respeito e compromisso com as demandas dos pós-graduandos, como no XXII Congresso,  2º Salão Nacional de Divulgação Científica e Ato em comemoração aos 25 anos da ANPG.

A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros serão realizadas no próximo dia 24 de janeiro.
Segundo informações do Planalto, tanto o novo ministro quanto Mercadante e Haddad irão participar da reunião ministerial marcada para 23 de janeiro.


Da Redação.