Fórum Social Mundial comemorativo no RS deve atrair 20 mil pessoas

carteira de estudante
Fórum Social Temático Porto Alegre em 2013 (Foto: Ivo Gonçalves/Divulgação PMPA)
Fórum Social Temático Porto Alegre em 2013
(Foto: Ivo Gonçalves/Divulgação PMPA)

Evento de 19 a 23 de janeiro fará balanço de 15 anos em Porto Alegre. Presidenta da ANPG, Tamara Naiz, estará presente no evento

O Fórum Social Mundial completa 15 anos com edição comemorativa em Porto Alegre, a partir desta terça-feira (19). Cerca de 20 mil pessoas devem participar do evento, que vai até o dia 23 de janeiro, segundo estimativa da prefeitura. Atividades estão programadas para diferentes pontos da capital. As inscrições custam R$ 20.

Realizado pela primeira vez na capital em 2001, o evento propõe um balanço dos últimos 15 anos e debates sobre novas perspectivas para o mundo. O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, o filósofo espanhol Manuel Castells e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, têm presença confirmada na edição. Shows dos cantores Chico César e Nei Lisboa encerram a programação do primeiro dia.

Os principais temas em debate são as mudanças climáticas, o desenvolvimento das cidades e o Orçamento Participativo. As atividades estão programadas para acontecer no Parque da Redenção, Auditório Araújo Vianna, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Largo Zumbi dos Palmares e o Parque Harmonia.

No site do evento, é possível conferir a programação completa e fazer a inscrição. Clique aqui para acessar.

Acampamento terá armadilhas para mosquitos
Cerca de 3 mil jovens devem participar do Acampamento da Juventude, uma das marcas registradas do Fórum. Esse ano, por conta da infestação do Aedes aegypti, armadilhas para o monitoramento do mosquito foram instaladas no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Uma equipe da Vigilância em Saúde de Porto Alegre também estará no local e vai distribuir repelentes aos frequentadores.

Ônibus especial fará trajeto pelas atividades
A EPTC vai disponibilizar uma linha de ônibus especial, que vai percorrer os principais espaços de atividades do evento. O ingresso para o transporte é gratuito aos que apresentarem o crachá de inscrição.

Da redação com informações do G1