Rede Universidade do Professor visa à valorização dos professores da rede pública da Educação Básica

carteira de estudante

Desde 5 de abril, o professor efetivo da rede pública da Educação Básica pode realizar sua pré-inscrição na Plataforma Freire para o programa

Estão abertas as inscrições para o programa Rede Universidade do Professor, lançado pelo MEC no último dia 28 de março, que visa à valorização dos professores e o cumprimento da meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) para o alcance de uma Educação de qualidade.

Com o objetivo sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da Educação básica, a Rede Universidade do Professor irá ofertar cursos gratuitos ministrados pelas instituições públicas ou comunitárias de Ensino Superior.

Neste primeiro momento do programa, a oferta será destinada à formação inicial dos professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, que ainda não possuem formação nas disciplinas que lecionam.

Esses professores poderão realizar sua inscrição nos cursos de licenciatura nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Letras-Português, Ciências, História e Geografia, observando que a inscrição deverá ser em curso de:

a) 1ª Licenciatura, para professores sem nível superior;
b) 2ª Licenciatura, para professores licenciados, mas que atuam foram de sua área de formação;
c) Formação pedagógica para professores graduados não licenciados.

As vagas da Universidade do Professor serão disponibilizadas já a partir do segundo semestre de 2016, com oferta de 105 mil vagas em cursos de 1ª licenciatura, na modalidade à distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); e, na modalidade presencial regular, em vagas remanescentes das instituições federais de ensino superior.

Em 2017, além das vagas citadas, a oferta será complementada com vagas em cursos de 1ª e 2ª Licenciatura e Complementação Pedagógica do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) presencial (cujo calendário acadêmico será pactuado com as redes de ensino), e do Sistema UAB.

Inscrições
Desde 5 de abril, o professor efetivo da rede pública da Educação Básica pode realizar sua pré-inscrição na Plataforma Freire, no curso adequado à sua formação, optando pela modalidade que deseja cursar. A pré-inscrição visa ao planejamento da oferta de cursos e vagas por parte dos gestores do programa. Veja o calendário 2016:

Calendário 2016

Pré-inscrição (professores): 05/04 a 05/05
Validação das inscrições (SEDUCs) 06/05 a 06/06
Resultado Até 30/6
Início dos cursos A partir do 2º semestre de 2016

Para mais informações, acesse o site da Plataforma Freire

Da redação