CNPq reúne seus CAs para julgar bolsas e auxílios

carteira de estudante

Membros dos Comitês de Assessoramento (CAs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estarão em Brasília, de 19 a 23 de outubro, para julgamento de bolsas da Agência. O encontro reunirá, na sede do CNPq, 300 pesquisadores de 48 áreas do conhecimento para avaliar milhares de pedidos de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ), Auxílio à Realização de Eventos (ARC) e Bolsas no País e Exterior.

Os CAs são comitês formados por pesquisadores renomados para oferecer ao CNPq uma assessoria científico-tecnológica nas análises, julgamentos, seleção e acompanhamento de pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos.

Os pedidos de PQ são julgados anualmente e a bolsa é destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos CAs.

As propostas de ARC, um apoio para realização no país de eventos como congressos, simpósios, seminários e ciclos de conferências relacionados à ciência, tecnologia e inovação, são julgadas duas vezes ao ano.

Já o julgamento de pedidos de bolsas no país e no exterior acontece três vezes ao ano.

Na terça-feira, dia 20, o Presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, receberá todos os pesquisadores para um encontro.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq