Nota sobre o fechamento dos cursos de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero

A ANPG recebeu com indignação a notícia sobre o encerramento dos cursos de pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, a mais tradicional do setor no país.

Embora a instituição alegue dificuldades financeiras, os estudantes reclamam, com razão, que nenhum diálogo e nenhuma prestação de contas para embasar a decisão foi apresentada.

Além disso, os pós-graduandos foram comunicados que o encerramento é imediato e que os projetos em andamento terão de ser concluídos em outras instituições. Tal situação é inadmissível por quebrar contratos, trazer insegurança jurídica e prejuízos insanáveis a formação desses pesquisadores. Em qualquer situação os alunos não podem ser penalizados.

Esse caso soma-se a descontinuidade de programas de excelência ocorridas na Unisinos e PUC RS, o que revela que além da crise na educação superior tem afetado também as universidades privadas, em especial as comunitárias. É preciso imediatamente um plano de reestruturação desses programas, mas para isso essas instituições precisam abrir os dados dos programas e mostrar a verdadeira situação para elaborarmos alternativas viáveis de continuidade desses programas, os quais muitos são referência nacional.

A ANPG se solidariza com a comunidade acadêmica da Cásper Líbero e pede à Instituição que resguarde os direitos dos matriculados. Ao mesmo tempo, coloca sua Ouvidoria à disposição para orientar os estudantes quanto a possíveis medidas judiciais.

São Paulo, 19 de dezembro de 2022

Diretoria Executiva da ANPG

Confira a Line-Up do The Town 2023