Você precisa saber antes de começar um Mestrado a Distância

O mestrado a distância vem sendo bastante procurado por profissionais que estão  inseridos no mercado de trabalho mas que querem continuar seus estudos de alguma forma. Nesse artigo, vamos te explicar sobre as exigências do curso e suas especificidades.

O mestrado é um curso stricto sensu e o EAD segue os mesmos parâmetros do presencial. Com duração média de 2 anos o curso oferece uma titulação de mestre. Que é muito importante para quem deseja seguir carreira acadêmica ou aperfeiçoar seus estudos e melhorar o desempenho no mercado.

O aluno deve ter um diploma de ensino superior para poder cursar a pós-graduação. Quanto aos documentos exigidos e ao processo seletivo, eles variam de acordo com a instituição; podendo incluir: análise de Currículo Vitae, provas presenciais ou virtuais, entrevista virtual ou presencial.

Como funciona um mestrado EAD

A metodologia dos cursos de mestrado EAD também varia de acordo com a instituição. É interessante perguntar previamente sobre o tipo de atividade e o tempo de dedicação exigidos a fim de organizar melhor seu tempo de estudo.

Para poder oferecer um curso de mestrado a distância, a instituição de ensino deve ser reconhecida pelo MEC. Além do dever de submeter ao programa do curso à autorização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); que é uma fundação ligada ao Ministério da Educação, e comprovar que mantém um grupo de pesquisa na mesma área de conhecimento do curso oferecido. Segundo estatísticas do Governo Federal, o Brasil já possui mais de 115 mil estudantes de mestrado acadêmico (entre presencial e a distância). E quase 22 mil matriculados em mestrados profissionais.

Para ser válido, o mestrado a distância deve ser reconhecido e seguir a legislação do MEC, que inclui: atividade e provas presenciais; qualificação presencial para a defesa de dissertação; apresentação presencial da dissertação; sendo que pelo menos um professor da banca deve ser de fora da instituição.

No início das atividades,o estudante é cadastrado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). E nele passa a ter acesso a conteúdos em texto, aulas em vídeo, lista de tarefas, ferramentas de fóruns, chats e demais canais de interação com professores, tutores e colegas.

A legislação prevê que deve haver encontros presenciais ao longo dos anos de duração do curso EAD. Os alunos são obrigados a cumprir uma frequência mínima e a se reunir com professores e tutores para apresentar trabalhos ou desenvolver atividades de pesquisa.

Diploma de mestrado a distância vale no mercado?

O diploma de mestrado a distância vale tanto quanto um de mestrado presencial. No entanto é necessário que o curso tenha o reconhecimento da Capes, conforme apontado anteriormente. Vale lembrar que Tanto o mestrado acadêmico como o mestrado profissional a distância, conferem o mesmo título de mestre.

Com um diploma de mestrado a distância reconhecido pela Capes  você pode:

  • Inscrever-se em um programa de doutorado (EAD ou presencial)
  • Concorrer a uma vaga de emprego em empresa pública ou privada que exija esse grau de titulação
  • Dar aulas em cursos superiores em universidades privadas e públicas.

Em suma, o mestrado é uma pós-graduação muito interessante para aqueles que querem seguir acadêmica e se aprofundar na área que tem interesse. Entretanto, como qualquer outra pós-graduação; exige bastante dedicação do aluno, e o dobro de organização caso seja a distância.