ANPG tem semana agitada em Brasília

carteira de estudante

Na tarde desta terça (20) a presidenta da ANPG, Elisangela Lizardo, participa de reunião da comissão criada para estudar os casos de acúmulo de bolsas com vínculo empregatício.

Composta pela Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop), Capes, CNPq e ANPG, a comissão tem caráter consultivo e, analisando os casos polêmicos que chegaram às entidades, as mesmas apresentaram considerações sobre eles. 

Desde a 1ª reunião da comissão, ocorrida no dia 16 de fevereiro, as entidades consultaram seus pares a respeito do assunto e nesta tarde retomam as discussões.

A ANPG mantém a sua postura de não permitir nenhum retrocesso em relação às bolsas já concedidas. Caso haja edição de nova portaria, a postura da entidade é que as novas regras valham apenas para novas bolsas.

Entenda desde o começo o caso do acúmulo de bolsas com vínculo empregatício clicando aqui. 

 Conjuve 

 

Na quarta-feira (21) a ANPG participa da reunião do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). A pauta principal do encontro é a participação organizada da juventude na Rio +20-oficialmente designada como Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – que acontecerá de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. 

Eleição

 O Conselho é composto por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil, contando, ao todo, com 60 membros, sendo 20 do governo federal e 40 da sociedade civil. A parcela da sociedade civil reflete a diversidade dos atores sociais que contribuem para o enriquecimento desse diálogo. O Conselho conta com representantes dos movimentos juvenis, organizações não governamentais, especialistas e personalidades com reconhecimento público pelo trabalho que executam nessa área. Os membros são escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta, e os cargos de presidente e vice-presidente são alternados, a cada ano, entre governo e sociedade civil. No dia 12 de abril acontecem as eleições para renovar os representantes da sociedade civil do Conjuve. A ANPG já possui uma cadeira e está concorrendo novamente.

CNPq

Para finalizar a semana de atividades institucionais, na quinta (22) a ANPG participa da reunião do Conselho Deliberativo (CD) do CNPq. A entidade foi convidada a apresentar as justificativas de seu pleito para compor o Conselho.

Glaucius Oliva, presidente doCNPq, recebe ANPG em dezembro de 2011. Entre outros assuntos, a reunião tratou do pleito da entidade por uma vaga no Conselho Deliberativo do CNPq.

 A ANPG atualmente compõe o Conselho Superior e o Conselho Técnico-Científico da CAPES e teve o pedido para compor o CD do CNPq recebido pelo então Ministro de C&T, Sérgio Rezende, em 2010. No final de 2011 a entidade foi recebida pelo presidente do CNPq, Glaucius Oliva, que se comprometeu a levar a pauta ao CD.  Agora o pleito chega, finalmente, à sua fase final, com a apresentação da entidade na reunião desta semana.

 O CD

 O Conselho Deliberativo (CD) é a maior instância de poder decisório do CNPq. Ele é formado pelo presidente e vice-presidente da Instituição; pelos presidentes da FINEP e da Capes; Secretário Executivo do MCT e por representantes das comunidades de C&T, empresariais e dos servidores do CNPq. Dentre outras questões, esse conselho trata principalmente da aplicação de recursos, da definição do orçamento, além de ações concernentes às políticas da Instituição.

 

Da Redação.