23º Congresso da ANPG: participe da eleição de delegados

carteira de estudante

Entre os dias 3 e 6 de maio de 2012 será realizado, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o 23º Congresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG), organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

A ANPG representa os pós-graduandos de todo o país e está presente em importantes espaços como o Conselho Diretor do CNPq, o Conselho Superior e o Conselho Técnico-Científico da CAPES, o Conselho Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Juventude e a Organização Caribenha e Latino Americana de Estudantes (OCLAE).  É a 99ª entidade filiada à Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) e tem realizado uma campanha pela valorização das bolsas de pesquisa que mobiliza APGs e pós-graduandos de todo o país.

Eleição de delegados

Aqueles pós-graduandos que desejam participar na condição de delegados (com direito a voz e voto) devem realizar o processo em suas universidades, através de uma reunião da APG ou comissão pró-APG, de acordo com o Regimento. Veja o passo a passo completo aqui

O congresso 

Com o tema Desafios Brasileiros, o fórum pretende debater o papel que a pesquisa, em especial a pós-graduação brasileira, deve jogar para contribuir com o desenvolvimento do país, considerando questões como desenvolvimento das forças produtivas, justiça social e posição do Brasil no cenário internacional.

O Congresso contará com debates sobre Ciência e Tecnologia, pós-graduação, educação e grupos de discussão sobre pautas do Movimento Nacional de Pós-graduandos (MNPG), como a campanha pela valorização das bolsas de pesquisa e pautas como combate ao racismo, meio-ambiente, entre outras.  Mostra Científica e atividades culturais também compõem a programação.

No último dia do Congresso será ainda eleita a nova diretoria da ANPG e aprovadas as resoluções que orientarão as ações da próxima gestão da entidade.