Entidades estudantis pedem libertação dos 5 heróis cubanos

carteira de estudante

As entidades nacionais do movimento estudantil, UNE, UBES e ANPG participarão nesta quinta-feira (21) de uma coletiva de imprensa a partir das 13h30 na Tenda Milton Santos da Cúpula dos Povos.

Leia também: Atividades que a ANPG participará na Rio+20 e na Cúpula dos Povos

A intenção é divulgar a carta que será enviada ao presidente norte-americano, Barack Obama. O documento pede a libertação dos 5 heróis cubanos presos nos Estados Unidos por acusação de espionagem desde 1998.

Gerardo Hernández Nordelo, Ramón Labañino Salazar, Antonio Guerrero Rodríguez, Fernando González Llort e René González Sechwerert faziam parte da operação Vespa, organizada pelo governo cubano contra o terrorismo patrocinado pela extrema-direita americana em solo cubano e em solo americano, através da cooptação de cidadãos cubanos ilegalmente refugiados nos Estados Unidos. A missão deles era monitorar as organizações privadas contra-revolucionárias que atuam na Flórida contra Cuba.


Leia a carta na íntegra.

 

Saiba mais

Em 99 países existem quase 300 Comitês de Solidariedade com os Cinco Heróis cubanos presos injustamente nos Estados Unidos por terem lutado contra o terrorismo. Grande parte dessas estruturas funciona em 30 nações da Europa e outra em 25 da América Latina e o Caribe.

“Os últimos soldados da guerra fria”, é um livro de Fernando Morais, da editora Companhia das Letras, que conta a história dos cinco cubanos.

 

Serviço

Coletiva de imprensa para divulgação da Carta das entidades estudantis pela libertação dos 5 heróis cubanos

Data: quinta-feira 21/06

Horário: 13h30

Local: Tenda Milton Santos da Cúpula dos Povos

 

Da Redação.