Conheça os palestrantes confirmados para o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica

carteira de estudante







Estudantes do Brasil todo se reunirão durante a 62ª Reunião anual da SPBC em Natal (RN) em meio a debates, mostra científica e oficinas.

Confira abaixo destaques dos palestrantes em cada mesa da atividade:

 

27/07/2010 terça-feira

Mobilidade acadêmica e educação a distância no cenário da América Latina

Marcos Formiga – UNB/CNI 

Jorge Abrahão de Castro – IPEA    

Anísio Brasileiro de Freitas Dourado – FOPROP

René Barreira – CONSECTI  – SBPC

Marcos Formiga

É graduado e pós-graduado em Economia (UFPe) e em Políticas de Ciência e Tecnologia (Universidade de Londres). Atua há quase três décadas em áreas de Economia Regional e Educação Internacional, C&T e Educação Aberta e a Distância. A tualmente é Assessor Especial da Presidência da CNI e Vice-Presidente da ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância.

 Jorge Abrahão de Castro

Bacharel em Estatística, pela Universidade de Brasília (UNB). Doutor em Economia – Área de concentração Política Sociais, pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-UNICAMP).  É Diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Diretoria de Estudos e Políticas Sociais  (IPEA/DISOC) desde 2007 .

http://lattes.cnpq.br/6594943575825417

 

 Anísio Brasileiro de Freitas Dourado

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), Mestrado em Engenharia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialização (1987) e Doutorado em Transportes pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1991), com Pós-Doutorado no Laboratoire Téchniques, Territoires et Société (LATTS), associado à École Nationale des Ponts et Chaussées, Université Marne La Valée et Université Paris XI (2000). Em novembro de 2009 assumiu a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Brasileiras.

http://lattes.cnpq.br/6594943575825417

 

 René Teixeira Barreira

Presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I

 

28/07/2010  quarta – feira

O protagonismo do Brasil no mundo e a integração latino-americana

Ronaldo Gomes  Carmona –FMG

Iole Ilíoda Lopes – Fundação Perseu Abramo

Marco Antônio Raupp – SBPC.

Renan Alencar – OCLAE

 Ronaldo Gomes Carmona

Mestrando em Geografia na USP. Tem experiência na área de Sociologia, com enfase em Formação Social Brasileira, e em Relações Internacionais, Estudos Estratégicos e Geopolítica, com enfase em América Latina.

http://lattes.cnpq.br/3395370000710275

 

Iole Ilíoda Lopes

Bacharel em Geografia, mestre e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).

Marco Antonio Raupp

Matemático, doutorado pela University of Chicago (1971). Atual Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e, Diretor Geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Foi Diretor Geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE e Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica LNCC/MCT. Na pesquisa, trabalha em Análise Numérica.

http://lattes.cnpq.br/7231137336910240

 

 Renan Alencar

Secretário-Executivo da Organização Caribenha e Latino Americana dos Estudantes (OCLAE).

 

29/07/2010  quinta – feira

Integração científica e tecnológica na América Latina

Hélgio Trindade – UNILA  

José Montserrat Filho – MCT

Alvaro Maglia- AUGM  –  (Uruguai) 

Ernesto González – IESALC UNESCO
Hélgio Henrique Casses Trindade
Pesquisador Seniôr-CNPq.Doutor em Ciência Política pelo Institut d´Etudes Politiques de Paris/Université de Paris I /Panthéon-Sorbonne (1971). Professor Titular de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Atualmente é Coordenador da Comissão Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) para Implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americano (UNILA).

http://lattes.cnpq.br/4339380249964583

 

José Montserrat Filho
Vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA), membro da diretoria do Instituto Internacional de Direito Espacial, membro da Academia Internacional de Astronáutica e do Comitê de Direito Espacial da International Law Association (ILA), professor de Direito Espacial, autor de "Introdução ao Direito Espacial" e "Direito e Política na Era Espacial – Podemos ser mais justos no espaço do que na Terra?"

 Alvaro Maglia

Representante da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

 Ernesto González

Representante do Instituto Internacional de la Unesco para la Educación Superior en América Latina y el Caribe(IESALC/UNESCO).

 30/07/2010 sexta-feira

Ciência e Tecnologia na Redução das Desigualdades Regionais

José Ivonildo do Rêgo – UFRN

Wilson Cano- UNICAMP

Divina das Dôres de Paula Cardoso – ANDIFES

José Ivonildo do Rêgo

José Ivonildo do Rêgo, 56, é graduado em engenharia elétrica pela UFRN, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ  e pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Texas A&M University (EUA).

http://lattes.cnpq.br/8764140247078923

 

Wilson Cano

Possui graduação em Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1962) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1975). Atualmente é prof. titular da Universidade Estadual de Campinas, membro vitalício do conselho curador da Fundação Economia de Campinas e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, Economia Latino-americana e Economia Regional.

Divina das Dôres de Paula Cardoso

Possui graduação em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1974) , especialização em Microbiologia pela Universidade Federal de Goiás (1976) , mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Goiás (1985) , doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pelo Fundação Oswaldo Cruz (2001) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás.

http://lattes.cnpq.br/9770835116155857