Pós-Graduandos se organizam por todo o Brasil – ANPG presente!

carteira de estudante


Confira a agenda de encontros com a participação da ANPG em Mato-Grosso e São Paulo 

Folder do 39º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos 

A Associação Nacional de Pós-Graduandos estará presente em alguns eventos importante que antecedem o 39º Conselho Nacional de Pós-Graduandos. O primeiro deles, o I Seminário Mato-Grossense de Pós-Graduação, ocorrerá ainda nesta semana, entre os dias 22 e 23 de agosto. Em seguida, nos dias 5 e 6 de setembro, virá o IV Encontro da Pós-Graduação do Instituto de Química, da USP.  Entre os dias 14 e 18 de outubro, estaremos no XXII Congresso de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras.  Em todos esses eventos, discutiremos políticas de direitos dos pós-graduandos e levantaremos questões referentes ao 39º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (39º CONAP), como a pauta sobre o Estatuto de Direitos dos Pós-Graduandos. 
 
O I Seminário Mato-Grossense de Pós-Graduação (organizado pela APG UFMT) terá como foco a questão da concentração da produção científica no sudeste e a necessidade de se desenvolver a região Centro-Oeste e Amazônica, fomentando a pesquisa e a produção científica nessa área. 
 
O IV Encontro de Pós-Graduandos do Instituto de Química da USP, que teve a sua primeira edição em 2009, tem contribuído no debate sobre a formação e vivência acadêmica dos pós-graduandos e pesquisadores. Nesta edição irá debater, entre outras questões, a proposta de “carreira” do cientista e a pauta de Direitos para o Pós-Graduando.
 
A perspectiva político-profissional do pós-graduando e suas condições de preparação e competição para o mercado de trabalho serão questões centrais no XXII Congresso de Pós-Graduação organizado pela APG-UFLA
 
Essas atividades também serão preparatórias para o 39º CONAP, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de outubro, e terá como tema “A pós-graduação brasileira e os direitos dos pós-graduandos”. O objetivo do encontro – que será sediado na cidade de Ouro Preto (MG) – será aprovar eixos para a criação de um Estatuto de Direitos dos pós-graduandos. 
 
A ANPG irá contribuir com as discussões e inserir questões comuns a todos esses eventos – que dizem respeito às diretrizes dos pós-graduandos no país.  Este é o momento de integrar os estudantes para a organização e o debate sobre as condições de estudo, direitos, reconhecimento acadêmico e profissional e o fortalecimento da pesquisa.