Censo 2016 está disponível para consulta

carteira de estudante

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concluiu o 11º Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), um importante inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País
apresentacao1-1
O Diretório é uma base de dados capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil, apresentando uma série de informações quantitativas em relação aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), linhas de pesquisa em andamento, áreas do conhecimento, setores de aplicação envolvidos, produção científica, tecnológica e artística e parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo.
Para isso, são realizados, desde 1993, Censos periódicos envolvendo as mais diversas instituições, tais como universidades, instituições  de ensino superior com cursos de pós-graduação stricto sensu, institutos de pesquisa científica, institutos tecnológicos e empresas.
Nesta edição, o Censo do CNPq contabilizou 37.640 grupos, localizados em 531 instituições, o que significa um aumento de 6,25% no número de grupos e 8% no total de instituições, em relação ao levantamento anterior, em 2014. Ao todo, o País conta, hoje, com 199.566 pesquisadores e aproximadamente 331 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Do total de pesquisadores, 130.140 são doutores, o que equivale a 65% dos pesquisadores.
Cabe enfatizar a importância do DGP como um eficiente instrumento para o intercâmbio e a troca de informações, apontando, com precisão e rapidez, quem é quem, onde se encontra, o que está fazendo e o que produziu recentemente, e como uma poderosa ferramenta para o planejamento e a gestão das atividades de C,T&I. As bases de dados resultantes dos Censos permitem ainda a preservação da memória da atividade de pesquisa no Brasil.
Veja todas as informações do Censo 2016, incluindo os principais resultados, no Portal do DGP: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/sobre
 
Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq