Dossiê traz artigos com experiências em Timor-Leste

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O PQLP é realizado desde 2005 pela Capes, em parceria com a UFSC e o Ministério das Relações Exteriores (Crédito: Arquivo UFSC)

A Revista Perspectiva, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicou um dossiê intitulado “Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique”, o qual traz reflexões sobre cooperações internacionais educacionais entre Brasil, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.
As cooperações Sul-Sul são processos de articulação política e de intercâmbio econômico, científico, tecnológico, cultural e em outras áreas entre países em desenvolvimento. Na última década, o Brasil foi protagonista de muitas experiências de internacionalização solidária em suas instituições, traçando parcerias com vários países da África, Ásia e América Latina.
No documento, é destacado o Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP), iniciativa realizada em Timor-Leste desde 2005, coordenada pela Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a UFSC e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Na UFSC, os professores Suzani Cassiani e Irlan von Linsingen coordenam o programa desde 2009.
“Tivemos grandes desafios e oportunidades de aprendizagem em atuar como coordenares acadêmicos. Neste programa, cerca de 50 professores brasileiros foram enviados para o Timor-Leste durante mais de uma década, para atuarem na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), nos Ministérios e na formação de professores da educação básica, a qual conta com a atuação de 85% de professores leigos”, relata Suzani.
A professora também destaca outros desdobramentos a partir do PQLP, como o Projeto de Pró-Mobilidade Internacional da Associação de Países de Língua Portuguesa, também financiado pela Capes, o qual promove intercâmbio entre os dois países, proporcionando visitas de trabalho e estudo de docentes e estudantes brasileiros e timorenses, entre as universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL).
Cerca de 50 professores brasileiros foram enviados para o Timor-Leste para atuarem na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, nos Ministérios e na formação de professores da educação básica (Foto: Arquivo UFSC)
“Além disso, pelo menos 15 timorenses foram contemplados com bolsas fornecidas pelo governo timorense, realizando suas formações na graduação e pós-graduação na UFSC. No momento, cinco deles já defenderam suas dissertações de mestrado no Programa Pós-Graduação em Educação e no Programa Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Todas essas vivências têm evoluído em pesquisas de docentes e estudantes brasileiros que desenvolvem com a temática da educação em Timor-Leste”, conta a coordenadora do programa.
Dossiê
A partir da vivência acadêmica de construção de conhecimentos sobre as questões relacionadas ao PQLP e a estreita relação com os atuais interesses e desafios postos aos processos de internacionalização das universidades brasileiras, foi proposto este dossiê, que destaca, principalmente, os processos e desafios postos aos processos de internacionalização solidária das universidades brasileiras.
Segundo a coordenadora do PQLP na UFSC, Suzani Cassiani, as temáticas são interdisciplinares e a excelência dos autores deve ser destacada, tanto pela experiência no tema, quanto pelas áreas de pesquisa.
A UFSC publicou um dossiê com diversos artigos a partir de experiências em Timor Leste (Foto: Arquivo UFSC)
Acesse o Dossiê: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/2404/showToc
PQLP
O PQLP é uma iniciativa coordenada pela Diretoria de Relações Internacionais da Capes em parceria com a UFSC e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O programa teve início em 2005 e leva docentes brasileiros ao Timor-Leste para atuar na elaboração e revisão de materiais didáticos, acompanhar professores timorenses na implementação de propostas, desenvolver cursos de português como segunda língua, oferecer cursos de língua portuguesa, entre outras atividades.