Retrospectiva ANPG 2017

carteira de estudante

Em 2017 a ANPG esteve presente em todas as lutas em defesa da ciência, da universidade pública e contra os cortes do orçamento. Foi um ano intenso, cheio de atividades e com algumas importantes vitórias. A seguir uma restrospectiva de alguns momentos marcantes!
Janeiro
A ANPG realizou durante a 10 Bienal da UNE dois eventos muito importantes: O II Seminário de Internacionalização da Ciência Brasileira e o I Encontro de Jovens Cientistas Negros. Os eventos aconteceram em Fortaleza.
negro_exp
 

Fevereiro
Aconteceu no começo de fevereiro a primeira reunião da Diretoria da ANPG, na qual foram aprovadas moções: ANPG repudia cortes na Faperj e nas universidades do Rio de Janeiro; Moção cortes na FAPESP; Moção de repúdio creches Usp e Moção de repúdio sobre a suspensão da nomeação da candidata mais votada à eleição da reitoria UNIFESP. Também foi definida a Jornada de Lutas.

imagem post com link.fwMarço

ANPG derrota PEC e pós-graduação mantém gratuidade e garantiu a permanência do princípio da gratuidade nos estabelecimentos públicos.  As cotas raciais são aprovadas na UFMG. No dia das mulheres a ANPG foi às ruas exigir maior partipação das mulheres na pesquisa. Além disso, lutaram contra a reforma da previdência que terá um grande “peso” para todas.

MEME DERROTA

Abril
No dia 4 de abril aconteceu a Marcha pela Ciência no mundo todo. A ANPG mobilizou estudantes de pós-graduação do Brasil e esteve presente no evento combatendo os cortes na ciência e tecnologia. As cotas raciais também são aprovadas no Instituto de Economia da Unicamp.
cartaz marcha pela ciencia
Maio
As cotas raciais começam a vigorar na Unicamp. O projeto de Lei sobre a licença maternidade passa na última comissão da camara e segue para o senado.
post cotas
 
Junho
No dia 20 de junho a Comissão de Educação fez uma audiência pública para debater o PL de reajuste de bolsas de fomento por agências federais. A ANPG esteve presente e destacou a importância do reajuste num momento de crise, que afeta os pós-graduandos brasileiros, como o crescimento da inflação desde 2013 (quando houve o último aumento implementado).
Todos juntos nesta luta!
Julho
V Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG aconteceu em Belo Horizonte durante a 69 Reunião Anual da SBPC. O eventeu contou com mais de 10 mesas de debatescom temas extremamente importantes para a pós-graduação. Durante o evento também foi lançado a campanha CIENTISTAS E PESQUISADORES POR DIRETAS.
IMG_8847
Agosto
Os bolsistas do Brasil inteiro são surpreendidos com a notícia que possível cortes de bolsa pelo CNPq. A ANPG se mobiliza com os pós-graduandos e faz reuniões e consegue garantir o pagamento e nenhum corte até o final do ano.
ANPG-3654
Setembro
Acontece a segunda Marcha da ciência em várias capitais brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A ANPG também faz pressão para que o grupo de trabalho  da pós-graduação da Capes se inicie e as primeiras atividades são marcadas para outubro.
ANPG_2MARCHA_CIENCIA
 
 
Outubro
ANPG foi ao Congresso Nacional com mais 77 entidades lutar pelo orçamento de ciências e tecnologia. Em São Paulo aconteceu também a 3 Marcha da Ciência com mais de 2000 pessoas envolvidas.
IMG_0809
Novembro
41 Conap – Conselho Nacional de Associções de Pós-graduação. O evento aconteceu em São Luís, MA, e reuniu mais de 70 APGS do Brasil inteiro para discutir o futuro da pós-graduação. É lançada a campanha Desenvolvimento com ciência, pesquisa com prrevidência, na qual
IMG_2508
Dezembro
Vitória! A licença maternidade na pós-graduação se torna lei no Brasil.