Unesco lança concurso em comemoração ao Ano Internacional da Química

carteira de estudante

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou o tema do concurso de trabalhos escritos e desenhos do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento de 2011. Este ano será "Química: Nossa Vida, Nosso Futuro". Os interessados têm até 5 de setembro para enviar os trabalhos escritos e desenhos para a Unesco, juntamente com a ficha de inscrição.

De acordo com o regulamento, o concurso destina-se a estudantes do ensino médio regular, do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio especial das redes pública e privada do Brasil, orientados por professores de suas escolas. Estudantes e professores serão igualmente premiados.

O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro) foi estabelecido pelo Sistema das Nações Unidas em 2001 e é celebrado no Brasil desde o ano 2005.

Foto:Marie Curie.

O concurso ocorre em comemoração também ao Ano Internacional da Química (2011), além de aludir ao centenário do Prêmio Nobel de Química de Marie Curie.

Ela foi a primeira pessoa a receber dois Prémios Nobel em campos diferentes, Física em 1903 e Química em 1911. A única outra pessoa, até hoje, foi Linus Pauling.

No entanto, Marie  foi a única pessoa a receber dois prémios Nobel em áreas científicas.

Mais informações: http://eventos.unesco.org.br/diadaciencia/index.php

 

Da redação.