Acúmulo de Bolsas com vínculo empregatício: 2ª reunião

carteira de estudante

Na tarde de ontem (20) a presidenta da ANPG, Elisangela Lizardo, participou de reunião da comissão criada para estudar os casos de acúmulo de bolsas com vínculo empregatício.

Composta pela Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop), Capes, CNPq e ANPG, a comissão tem caráter consultivo. 

Na ocasião, circularam opiniões diversas sobre o acúmulo de bolsas com vínculo empregatício. Desde a que a permissão do vínculo fosse cancelada até a proposta de uma nova portaria totalmente reformulada. A opinião dos presidentes da Capes e do CNPq foi unânime no sentido do não cancelamento da Portaria n°01/2010. Eles explicaram que a intenção inicial da medida era proporcionar a oportunidade de uma experiência profissional aos mestrandos e doutorandos durante as suas pesquisas.O contato com o mundo do trabalho lhes permitiria um melhor ingresso no mercado, caso esse fosse o desejo após o término dos estudos. 

Porém, como a ANPG noticiou e acompanhou desde o ano passado, uma polêmica se instaurou.

Entenda aqui o caso.


Após o debate, a comissão propôs eixos centrais para avaliação de uma possível nova portaria. Dentre esses eixos estão a definição de 8 horas semanais de trabalho ou até 32 horas mensais; a solicitação de vínculo somente poderá ser feita pelo bolsista (ou seja, o vínculo tem que ser posterior à bolsa).

Na opinião da ANPG, a desvalorização do valor das bolsas de mestrado e doutorado, há exatos 1390 dias sem reajuste, é um dos pontos por trás dessa polêmica. E mais uma vez essa questão foi levantada na reunião da comissão.

“Uma solução coletiva é sempre mais difícil de ser alcançada, porém, estamos empenhando toda a nossa energia para que nenhum pós-graduando seja prejudicado. Não admitirei, em nome da ANPG, nenhum retrocesso em relação às bolsas já concedidas”, disse Elisangela.


A ANPG se posiciona nesse cenário contra qualquer medida retroativa e fortemente pelo reajuste das bolsas.

Uma nova reunião da comissão está prevista, mas ainda sem data definida.


Caso tenha alguma sugestão, denúncia, informação, manifesto, nota ou outro documento sobre o cancelamento das bolsas, envie para [email protected]

Da Redação.