A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS (ANPG), EXPRESSA SUA SOLIDARIEDADE AOS PÓS-GRADUANDOS(AS) E PESQUISADORES ARGENTINOS

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), representante dos pós-graduandos e pós-graduandas brasileiros, expressa sua solidariedade aos pós-graduandos(as) e pesquisadores argentinos, que estão em luta pela valorização das bolsas, da carreira científica e da ciência e tecnologia Argentina.

Os colegas argentinos enfrentam uma situação semelhante à brasileira, de cortes de investimentos em C&T, desvalorização das bolsas e sobrecarga de trabalho na pós-graduação sem contrapartidas de direitos. Diante dessas condições, têm realizado diversas mobilizações e organizado intervenções frente ao “Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas” – CONICET, órgão federal da Argentina que possui funções semelhantes ao CNPq e CAPES.

Apoiamos a luta dos jovens cientistas argentinos por entender a importância da ciência e tecnologia e da valorização dos pós-graduandos para a construção da soberania em nossa região. Esse é um passo fundamental para superar a dependência científica e econômica da América Latina, não aceitar o entreguismo de nossas riquezas e a fuga de nossos cérebros.

Por fim, fazemos votos de que a luta das (os) Hermanas (os) argentinas (os) sirva de exemplo para fazermos do dia 28 de março de 2019, “Dia Nacional de Paralisação em defesa da valorização da pesquisa e dos pesquisadores no Brasil”, um grande marco na história de luta dos pós-graduandos e pós-graduandas brasileiros.

Todo apoio aos pós-graduandos, pós-graduandas e pesquisadores argentinos!