Encontros ComunicaSul debatem questão da mídia na América do Sul

carteira de estudante

comunicasul
Os encontros acontecem até o dia 11 de setembro com diversos convidados

Os processos de luta pela democratização da comunicação no continente sul-americano serão discutidos em uma série de encontros promovidos pelo ComunicaSul – Coletivo de Comunicação Colaborativa. A atividade contará com três debates, sempre às 19h de quinta-feira, com início no dia 21 de agosto até 11 de setembro.

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé sediará os três primeiros encontros, na Rua Rego Freitas, 454, conjunto 13 (próximo ao metrô República), em São Paulo. Já a última reunião ocorrerá no Espaço Cultural Latino-Americano (ECLA), com direito à exibição de filme e confraternização de encerramento. A entrada, em todas as noites, é gratuita.

Abrindo os Encontros ComunicaSul , Nilton Viana, editor-chefe do jornal Brasil de Fato, traça um panorama da comunicação na América do Sul, na sequência, a repórter do Vermelho, Mariana Serafini, conta sobre suas experiências na cobertura de eventos recentes no Paraguai, como as últimas eleições do país e a busca pela verdade acerca do massacre de Curuguaty e para fechar, Wagner William conta tudo sobre os bastidores de sua matéria premiada que investigou a Operação Condor.

PROGRAMAÇÃO:

21 de agosto: Abertura
-Wagner William (Vencedor do Prêmio Vladimir Herzog na categoria melhor reportagem de jornalismo investigativo, em 2013, com matéria sobre a Operação Condor)
-Nilton Viana (Brasil de Fato)
-Mariana Serafini (Portal Vermelho)

28 de agosto: A democratização da comunicação no continente sul-americano
-Leonardo Severo (Hora do Povo/CUT e autor dos livros Latifúndio Midiota e Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo)
-Gustavo Codas (Economista e jornalista do Paraguai)
-Javiera Olivares (Colégio de Periodistas do Chile)
-Renata Mielli (Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé)

04 de setembro
-Marina Terra (Opera Mundi) – fala sobre a comunicação na Venezuela
-José Reinaldo (Portal Vermelho)

11 de setembro: Encerramento no ECLA (Rua da Abolição, 244 – Bexiga)
-Apresentação da primeira parte do documentário Batalha do Chile (em memória aos 41 anos da morte de Salvador Allende)
-Discotecagem Radio Maíz

Da Redação