Revalidação de diplomas será discutida em audiência pública no Senado

carteira de estudante

A Associação Nacional de Pós-Graduandos se reuniu na quarta-feira (19), com o diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral e o Senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) para discutir a revalidação para diplomas de cursos estrangeiros no país. O projeto de lei que trata da questão será discutido em audiência pública no Senado Federal.

A matéria tramita na Comissão de Relações Exteriores e passará ainda pelas Comissões de Assuntos Sociais e Comissão de Educação, Esporte e Cultura, do Senado. 

A ANPG juntamente com as entidades do  movimento científico  tem buscado ampliar o debate sobre a pauta. Em Novembro de 2012, em resposta ao pleito dos cientistas, a Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal aprovou o pedido da audiência pública.

Leia também:

      ANPG se mobiliza contra revalidação automática de diploma

     Senadores querem ouvir entidades científicas e estudantis sobre revalidação diplomas estrangeiros

Ainda não há data definida para a realização da audiência, mas os nomes dos participantes já estão confirmados. São eles Helena Bonciani Nader, presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Luana Bonone, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e Vicente Celestino de França, presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior (ANPGIEES).

Também estão confirmados os nomes de Carlos Estephanio, presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduados no Mercosul (ABPós Mercosul);Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); José Fernandes de Lima, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); Marcos Fernando de Oliveira Moraes, presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), e Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). 
 
Da redação, com informação do Portal Vermelho