Moção de solidariedade ao Iuperj

carteira de estudante

 Moção

 

O Congresso Nacional de Pós-Graduandos e as entidades estudantis abaixo assinadas expressam sua solidariedade e preocupação com o futuro do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ. Como é sabido, esta instituição atravessa grande dificuldade em função da crise vivida por sua mantenedora, a Universidade Cândido Mendes, e corre o risco de em um futuro próximo ter suas portas fechadas, o que acarretaria a interrupção abrupta de dois programas de pós-graduação líderes em suas áreas nas avaliações da Capes e a desestruturação de um conjunto valioso de pesquisas em curso.

 

A defesa da continuidade do IUPERJ faz-se com base em sua história e em seu futuro. Esta instituição cumpriu um papel determinante na estruturação da pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil, formou inúmeros mestres e doutores, levou adiante projetos de pesquisa que se tornaram referência no debate acadêmico. Além disso, é notória a preocupação do IUPERJ com sua inserção na esfera pública, fazendo da produção do conhecimento um instrumento legítimo de fortalecimento da democracia e de animação da vida pública no país. Mas não é só por sua história, que já perfaz 40 anos de atividades, que o IUPERJ deve continuar existindo, é essencialmente por suas perspectivas, pela continuidade dos projetos que animam seus estudantes e professores, pela atualidade e imprescindibilidade da pesquisa em ciências sociais no Brasil.

 

Desta forma, manifestamos nossa solidariedade aos estudantes, professores e funcionários do IUPERJ, que lutam por manter suas portas abertas. Reivindicamos também do poder público e dos órgãos responsáveis pelo sistema de ciência e tecnologia do país uma solução que permita a continuidade deste importante Instituto.

 

Associação Nacional de Pós-Graduandos

 

Rio de Janeiro, 18 de abril de 2010.