Pós-graduação da Unesp ganha investimento em infraestrutura e contratação docente

carteira de estudante
Vista aérea da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu.

Quatro unidades da Unesp ganharão novas construções para reforçar a infraestrutura e a identidade da pós-graduação. Os módulos com cerca de 200 m2, que abrigarão a parte administrativa dos programas de pós-graduação, serão construídos na Faculdade de Ciências e Letras, em Araraquara; Instituto de Biociências, em Botucatu; Instituto de Biociências em Rio Claro e Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, em São José do Rio Preto.

A pós-graduação da Unesp ganha visibilidade cada vez maior, disse a pró-reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge, em evento no mês de março que reuniu, em São Paulo, os coordenadores dos 12 programas com conceito 6 e 7 da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Julio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da reitoria, destacou que a expansão e a manutenção da infraestrutura de pesquisa estão contempladas no plano trienal de obras (2010/2012), que estabelece ações e investimentos em obras na Universidade. “O plano destina cerca de R$ 90 milhões anuais para diversas construções e reformas”, disse.

Os módulos da pós-graduação contarão com espaços para administração, coordenação e atendimento aos alunos, além de um anfiteatro, de acordo com parâmetros definidos pela Assessoria de Planejamento e Orçamento.

Segundo Marilza, a licitação para a contratação das empresas responsáveis pela construção dos módulos deve ocorrer em agosto. “Futuramente, outras quatro unidades serão selecionadas para ganhar esses espaços específicos para a pós–graduação.”

Contratação docente

A pós-graduação e a pesquisa também têm um reforço com a contratação de docentes, com reposição e ampliação de vagas. No final de 2011, foram liberadas para concurso 25 vagas docentes em ampliação. “Neste ano, serão mais 50 ampliações além das reposições que serão atendidas”, salientou Durigan. Marilza acrescentou que, ainda neste semestre, será realizada uma reunião com os coordenadores dos programas com conceito 5 para discutir suas demandas e sugestões. Segundo ela, esses encontros são produtivos, pois geram soluções para promover o crescimento da pós-graduação na Universidade.

 

Fonte: Edição de março do periódico Unesp Informa.