Capes recebe propostas para Probral

carteira de estudante

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) seleciona projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento para os programas Probral 1 e 2.

O objetivo é apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães, e a formação de recursos humanos. A inscrição pode ser feita até 1º de agosto.

A proposta deve estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, além de contemplar a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas, e ter caráter inovador, considerando, inclusive, o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional.

Serão apoiadas missões de trabalho que consistem no financiamento de viagens para docentes doutores, com duração de, no mínimo dez e, no máximo, 20 dias, cujos benefícios englobam passagens aéreas, diárias e seguro saúde. Também serão apoiadas missões de estudo que consistem na concessão de bolsas de estudo no exterior aos estudantes participantes dos projetos, nas modalidades de doutorado sanduíche e de pós-doutorado.

(Ascom Capes)