Diretores da ANPG participam de debate na UNICAMP

carteira de estudante

Na última segunda-feira, 20/08, os pós-graduandos da UNICAMP promoveram um debate com o tema: "A importância do pós-graduandos no desenvolvimento científico do país."

Fotos: Carolina Pinho
A atividade faz parte das mobilizações do Movimento Nacional de Pós-Graduandos em torno da pauta de valorização da pesquisa e do pesquisador no Brasil, especialmente sobre o reajuste das bolsas de pesquisa, e foi promovida por pós graduandos e APG´s de diversos cursos da UNICAMP.
 
No debate, que contou com a participação de pós-graduandos de 11 cursos da UNICAMP, o professor Dr. Plínio Arruda Sampaio Junior e a professora Dra. Teresa Atvars – ambos da UNICAMP – abordaram questões como a política de ciência e tecnologia no Brasil, a condição da mulher pesquisadora e o papel do movimento dos pós-graduandos nas conquistas de seus direitos.
 
Além dos professores, também fez uma fala o Diretor de Políticas de Emprego da ANPG, o pós-graduando Flavio Silveira, da UNICAMP. Flavio destacou a importância da mobilização dos pós-graduandos para a conquista em importantes pautas do movimento nacional de pós-graduandos, inclusive no reajuste de 10% no valor das bolsas de pesquisa e da necessidade de as mobilizações serem aprofundadas para conquistarmos o aumento de 40%.
 
O debate ajudou a impulsionar a mobilização dos pós-graduandos da UNICAMP para a caravana à Brasília pelo Reajuste de 40% nas Bolsas de Pesquisa, na próxima semana. Os pós-graduandos da UNICAMP conquistaram um ônibus para ir até a Caravana e ajudar a aumentar a pressão para que a pauta seja conquistada.
 
Os pós-graduandos planejam realizar um novo debate na UNICAMP, logo após a Caravana, sobre a internacionalização da Pós Graduação. 
 
Texto de Carolina Pinho, Diretora de Instituições Estaduais da ANPG