Edição 2008 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto contemplará pesquisador das Ciências Humanas e Sociai

carteira de estudante

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia é concedido pelo CNPq a pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área.

A premiação consiste de diploma, medalha e R$ 150 mil. A edição de 2008 contemplará um pesquisador da grande área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

O MCT designará uma comissão de especialistas para indicar, até março de 2009, os nomes dos candidatos, selecionando no mínimo quatro e no máximo seis. Os indicados serão submetidos ao Conselho Deliberativo do CNPq, que escolherá o agraciado.

A comissão será constituída de nove pesquisadores: um membro, que presidirá a Comissão, escolhido pelo MCT; três membros de Comitês de Assessoramento do CNPq, das áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Vida, indicados pelo presidente do CNPq; um membro indicado pela Academia Brasileira de Ciências; um membro indicado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); um membro indicado pela Associação Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); um membro indicado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); e um membro indicado pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (Confap).

A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para acontecer em abril do próximo ano.

 

 

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CNPq)