Estudantes protestam sobre as péssimas condições da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

carteira de estudante

 

Os estudantes, que usavam roupas pretas em sinal de protesto e adesivos com a frase "reitoria ocupada", apenas entregavam panfletos e falavam aos vestibulandos sobre suas reivindicações.
 
Trinta policias do 6º BPM (Tijuca) e do Batalhão de Choque fizeram a segurança nas proximidades da universidade, e duas viaturas da PM ficaram estacionadas em frente à entrada da Rua São Francisco Xavier.

Para Vasco Rodrigo, estudante de pós-graduação em Sociologia Urbana e colaborador da ANPG “o principal desafio da UERJ hoje é a falta de planejamento dos recursos, que não garantem um projeto continuado, em  longo prazo, para a Universidade. Isso, para a pós-graduação e pesquisa é fatal”. A UERJ não dispõe de um orçamento fixo para a gestão da Universidade e, por conta, disso tem seu orçamento votado anualmente pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.O grupo que ocupa a reitoria desde a noite da última quarta-feira apóia a campanha salarial dos professores e protesta por reivindicações próprias, como a suspensão do vestibular do ano que vem e a construção de creche e bandejão na universidade.

Os universitários acusam o governador Sérgio Cabral de querer diminuir a verba para a manutenção da universidade.

Eles exigem que o governo estadual se comprometa a voltar atrás na decisão de modificar na Justiça o percentual destinado à Uerj pela Constituição do Estado.

Da redação com Jornal da Ciência e O Globo, 15/9