Concurso de pesquisa: Negras e Negros nas Ciências

carteira de estudante

Concurso Negras e Negros na Ciência

A Fundação Carlos Chagas, com apoio da Fundação Ford, anuncia um concurso de pesquisa sobre as desigualdades raciais nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas. A seleção oferece bolsas de pesquisa de até R$ 30 mil para a realização de estudos que permitam identificar a participação ou não de negras e negros no campo das ciências. Tem como objetivo contribuir para a compreensão de mecanismos geradores das desigualdades raciais e étnicas na pós-graduação, bem como dimensionar a contribuição de negras e negros para o desenvolvimento do campo das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.

As inscrições vão até 30 de março, pelo site da Fundação Carlos Chagas, http://www.fcc.org.br/fcc/negras-e-negros-nas-ciencias/apresentacao.

Por que um edital sobre essas questões?
Dados do relatório Desigualdades de cor/raça e sexo entre pessoas que frequentam e titulados na pós-graduação brasileira: 2000 e 2010 (Fundação Carlos Chagas), indicam o aumento na participação de negros no ensino superior desde o início dos anos 2000. Mas ainda sabe-se pouco sobre a participação da população negra na produção da ciência e da tecnologia em nosso país, porque são raros estudos que consideram essa abordagem.

A ampliação da diversidade étnica e racial pode fornecer novas perspectivas e necessidades diferenciadas na produção das ciências. Essa visão foi reconhecida por grandes corporações que tornaram seus quadros mais paritários e por publicações internacionais que destacam a importância da diversidade no desenvolvimento tecnológico.

Poderão concorrer a até quatro bolsas, pesquisadoras e pesquisadores doutores: vinculados a instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa; organizações não governamentais ou sem vínculo institucional, desde que comprovada experiência em pesquisa e na temática do edital ou em áreas correlatas.

Da redação