50 anos da FAPESP

carteira de estudante

Há 50 anos era editado o Decreto Lei n°40.132/1962 que aprovou os estatutos da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), porém, a história da instituição começa muito antes, em1942. Nessa época, logo após a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o então reitor da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Americano, liderou a criação dos Fundos Universitários de Pesquisa para a Defesa Nacional (FUP). Ao financiar projetos e bolsas de pesquisa, os Fundos ajudavam a resolver problemas científicos e tecnológicos, ideia que 20 anos depois viria culminar com a criação da FAPESP.

É de (re) conhecimento dos paulistas a contribuição desta instituição ao desenvolvimento científico e tecnológico não apenas do estado, mas também do país. Como prevê a Constituição Estadual, a FAPESP recebe 1% do Tesouro Paulista, a principal fonte de receita da instituição. São mais de 10 mil bolsas concedidas em 2011 (entre mestrado, doutorado, pós-doc e iniciação científica), o que revela o protagonismo da FAPESP no apoio à pesquisa. Em 2011 a receita foi de cerca de R$ 912 milhões.

As universidades paulistas, em especial USP, UNESP e Unicamp, em parceria com a FAPESP e outras agências de fomento, são responsáveis por uma fatia expressiva da pesquisa de ponta no país e esse mérito é por nós visto com muito orgulho.

A ANPG, na ocasião da comemoração dos 50 anos da FAPESP, sente-se na prazerosa tarefa de desejar vida longa a esta instituição. Que os valores democráticos e inovadores que se fizeram presentes à época da fundação continuem a impulsionar o crescimento e o fortalecimento da FAPESP.

ANPG