Finep debate papel das universidades e da pesquisa

carteira de estudante


Evento acontece nesta quarta-feira(27), às 14h30, na sede da Finep. O endereço é Praia do Flamengo, 200, Rio de Janeiro e a entrada é gratuita.

As recentes mudanças no ensino superior e as relações entre universidade, pesquisa e sociedade serão o foco do próximo evento da série Debate Finep, nesta quarta-feira (27), às 14h30, com entrada franca. O palestrante será o professor Jaïrton Dupont, do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o debatedor será o professor Sidney Lianza, da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Dupont defende a ideia de que a formação deve se dar sempre por meio da pesquisa, que, segundo ele, deve ser multidisciplinar e incluir atividades como a graduação e a pós-graduação, estágios, inovação, interação com a comunidade, extensão e formação continuada. Desta forma, alunos, professores e pesquisadores exerceriam plenamente o papel de construir conhecimento e participar da formação da sociedade. Para o palestrante, essa abordagem pode oferecer contribuições muito mais ricas para a produção de inovações em diversos âmbitos.

A iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) visa a criar um espaço aberto e permanente de debate com a sociedade, para subsidiar a construção de ações de apoio à inovação de forma democrática, transparente e eficiente. Participam do Debate Finep interlocutores internos e externos à financiadora, que contribuam para o acúmulo de conhecimento sobre políticas de fomento a Ciência, Tecnologia e Inovação.

Há mais informações sobre os participantes na matéria original, no site da Finep.

Serviço

Debates Finep – "O papel das universidades da pesquisa no mundo do conhecimento"

Data: 27 de julho de 2011

Horário: 14h30

Local: Espaço Cultural Finep – Praia do Flamengo, 200, pilotis, Rio de Janeiro.

Entrada franca. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Informações: [email protected]

 

Fonte: MCT