Ciclo de Debates sobre o PNPG tem sua 1ª etapa no Maranhão

carteira de estudante
A ANPG vai percorrer as 5 regiões do Brasil debatendo o PNPG 2010-2020. As universidades que receberão os debates já estão se preparando. Sempre contando com a presença de especialistas nos temas, as atividades pretendem dar vazão às opiniões de Norte a Sul do país.
 
clique nas imagens para aumentar
Nesta terça (25), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sediou o primeiro debate do Ciclo. 
Compondo a mesa, o professor Jailson Bittencout de Andrade, da UFBA, fez um completo relato da história da Avaliação da pesquisa no Brasil e foi categórico ao afirmar: “A avaliação precisa se concentrar mais no pós-graduandos e menos no orientador. O modelo de avaliação brasileiro precisa ser reinventado. A avaliação que nos trouxe até aqui não vai nos levar para o futuro.”
 
Entre os muitos apontamentos do plenário, o vice-presidente regional Sul da ANPG, Cristiano Junta, questionou os presentes: “Porque o financiamento está atrelado à avaliação? Porque os melhores avaliados recebem mais dinheiro?”.
 
O objetivo da ANPG, de lançar luz sobre a Avaliação da Pós-Graduação brasileira deu seu primeiro passo nessa tarde de debates. Certamente ainda há muito que ser desvendado nesse terreno e o Ciclo de debates está aí justamente pra isso.
Cumprindo mais um dia de atividades durante a 64ª Reunião Anual da SBPC, após o debate os diretores da ANPG deram continuidade à reunião de diretoria.
 

Ciclo de debates “A ciência não está de braços cruzados. E você”
Julho: UFMA e UFC
Agosto: UFPA
Setembro: UnB
Outubro: UFRJ e UFRGS
 
Da Redação.