Programa Reuni oferece 230 bolsas de pós-doutorado

carteira de estudante

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) passará a conceder bolsas de pós-graduação no nível de pós-doutorado. Ao total, serão oferecidas 230 bolsas de pós-doutorado em 14 universidades federais de todo o Brasil. Um investimento de mais de R$ 9 milhões. As bolsas possuem vigência de até doze meses, sendo permitida a renovação por igual período.

A Portaria conjunta nº 1, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que disciplina a concessão das bolsas nessa modalidade, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 17 de agosto.

Os candidatos às bolsas de pós-doutorado Reuni deverão desenvolver pesquisa acadêmica visando à melhoria e à inovação do ensino de graduação e à integração com a pós-graduação. Os bolsistas têm o dever de assim gerar objetos educacionais de interesse das instituições. Atividades que devem ser realizadas sem prejuízo do atendimento aos demais requisitos e regulamentação inerentes aos bolsistas Capes.

Os recursos destinados à concessão das bolsas serão descentralizados, para cada uma das universidades federais, tendo como referência o número contemplado em cada Plano de Acordo de Metas do Programa Reuni. A descentralização ficará condicionada à apresentação de Plano de Trabalho, com base na proposta institucional aprovada pelo Comitê Gestor de Bolsas Reuni.

Fonte: Capes