Semana de C&T: ANPG presente no SIA – UFV e no 31° aniversário da APG/UFV

carteira de estudante

A mesa intitulada “Conquistas e desafios da integração acadêmica” foi composta pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), representada no evento por Thiago Oliveira Custódio, diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação da ANPG, pela Prof. Andrea Moreno, da Faculdade de Educação da UFMG e pelo Prof. Ângelo Pallini Filho, do Departamento de Biologia Animal da UFV.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Diretório Central dos Estudantes/UFV e a Associação de Pós-Graduandos da UFV promoveram no último dia 22, no Simpósio de Integração Acadêmica, evento integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a mesa intitulada “Conquistas e desafios da integração acadêmica”. A mesa ocorreu no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, e foi composta pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), representada no evento por Thiago Oliveira Custódio, diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação da ANPG, pela Prof. Andrea Moreno, da Faculdade de Educação da UFMG e pelo Prof. Ângelo Pallini Filho, do Departamento de Biologia Animal da UFV.

Thiago Custódio destacou em sua fala a necessidade de uma integração da base técnico-científica, também representada pelos pós-graduandos, com o conjunto da sociedade civil, entendendo que a consolidação da democracia foi um elemento indispensável para o sistema nacional de ciência e tecnologia na última década. Portanto, temas como “popularização da ciência” e  “desenvolvimento sustentável”, são fatores que dialogam coma  integração acadêmica, política, científica e tecnológica. Thiago ainda destacou as contribuições da ANPG para o próximo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020), com destaque à participação de pós-graduandos e APGs no Blog http://pnpg10.blogspot.com/.

No dia 23, outra importante atividade marcou a Universidade Federal de Viçosa.  Tratou-se do tradicional aniversário da APG da UFV.  Dialogando com cerca de 1500 pós-graduandos e graduandos da UFV, a Associação de Pós-Graduandos desta instituição evidenciou a integração acadêmica e o desenvolvimento da pós-graduação nos últimos anos Brasil, uma vez que a UFV completará no próximo ano meio século de pós-graduação. Esse foi o sentido das falas do coordenador da APG da UFV, André Ricardo, da vice-reitora, Nilda de Fátima e de Thiago Custódio (ANPG).

À esquerda, Thiago Custódio fala aos presentes no 31° aniversário APG, ao lado de André Ricardo, coordenador da APG, e Nilda de Fátima, vice-reitora da UFV.

Após o lançamento do aniversário, a APG, a UFV e a ANPG plantaram uma muda de pau-brasil no Recanto das Cigarras como registro histórico do 31° aniversário da Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Viçosa.

APG/UFV planta pau-brasil, símbolo da pós-graduação na UFV

 

Por Thiago Custódio, diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação da ANPG