Pós-graduandos já podem solicitar nova carteira de estudante

carteira de estudante

 

A nova carteira nacional de identificação estudantil já está no ar. Instituída através da Lei 12.933/2013, a chamada Lei da meia-entrada, o documento nacional de identificação estudantil das três principais entidades estudantis nacionais já pode ser solicitado em único portal.

DNE_2015

O novo padrão de carteira estudantil foi apresentado durante o 40º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP), realizado em Fortaleza no último mês de novembro (foto abaixo). O novo padrão leva em conta a agilidade de emissão da carteira através de um portal virtual. Nele o pós-graduando precisa criar uma conta, preencher um formulário online e anexar documentos comprobatórios de sua situação estudantil.

IMG_9117

Com a carteira estudantil o pós-graduando tem direito à meia-entrada em eventos artísticos e culturais no território nacional. Nos últimos anos a ANPG lutou, ao lado das demais entidades estudantis, para aprovar a lei específica no Congresso Nacional e pela regulamentação da Lei. A lei foi regulamentada através do Decreto 8.537/2015.

Em alguns lugares, como é o caso de Natal-RN, a carteira também valerá como identificação estudantil para conseguir a meia-passagem municipal, o que vai possibilitar maior unificação da identificação estudantil.

A carteira poderá ser solicitada online através do site https://www.documentodoestudante.com.br/