ANPG participa da Jornada de Lutas 2013

carteira de estudante

De forma inédita e unificada, mais de 30 movimentos sociais ligados à juventude, educação, cultura, religião, trabalho, gênero, questão racial, meio-ambiente e direito à terra no Brasil reuniram-se na terça-feira (26) na manifestação da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira.

A concentração para a marcha em São Paulo aconteceu na Praça da Sé. De lá, os milhares de estudantes, trabalhadores e outros grupos marcharam pelas ruas do centro chegando à Praça da República onde realizaram o ato público.
 
A ANPG se soma à luta dos estudantes
 
Ao manifesto da Jornada, a entidade apresentou bandeiras específicas do movimento de pós-graduação, que tratam da destinação de 2% do PIB para a ciência, tecnologia e inovação e a consolidação de uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisas (veja abaixo).  
 
Representada pelo vice-presidente regional São Paulo, Marcelo Arias, a entidade marcou presença no ato e na reunião com a vice-prefeita, Nádia Campeão. 


Movimento estudantil reunido com a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão. Clique na imagem para ampliar
 
De acordo com Luana Bonone, presidenta da ANPG, a entidade deve convocar atividades da Campanha de Bolsas 2013 alinhadas à Jornada. “O objetivo é pautar, além das bandeiras gerais da Jornada de Lutas, as necessidades centrais dos pós-graduados. O movimento que está sendo construído tem potencial de marcar história.” Afirma.  
 
A Paralisação Nacional dos Pós-Graduandos acontece durante toda esta semana, conectada às ações da Jornadas de Lutas espalhadas pelo Brasil. 
 
Veja fotos do ato aqui
 
      Leia também: 
 
Entre os grandes consensos dos movimentos de juventude está a necessidade de investimento na área da educação. Somada à luta pelos 10% do PIB brasileiro na educação pública, está a reivindicação por 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal também no setor educacional. Outra pauta urgente e unificada é o combate à violência e extermínio da população jovem e negra no Brasil, principalmente nas periferias das grandes cidades. Dados recentes do Conselho Nacional de Juventude mostram que, do total de homicídios no país, 70,6% das vítimas são negras e 53,5% são jovens com idades entre 15 e 19 anos. Principais bandeiras:
 
–  2% do PIB para Ciência, Tecnologia e Inovação
 
– Por uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa
 
– 10% do PIB, 50% do fundo social do Pré-sal e 100% dos royalties do petróleo para a educação.
 
– Passe livre na capital paulista para estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni);
 
– Revisão do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp);
 
 – Trabalho decente.
 
 – Reforma Política.
 
 – Fim do extermínio da juventude negra.
 
–  Democratização da comunicação de massas.
 
 –  Reforma agrária.
 
 
Estão previstas grandes mobilizações em mais dez capitais brasileiras. No dia 3 de abril (quarta-feira) ocorrerá em Brasília a principal marcha da Jornada de Lutas. Os movimentos pretendem ocupar a Esplanada dos Ministérios com mais de 5 mil pessoas. O objetivo é entregar à presidenta Dilma uma carta com as reivindicações da juventude brasileira.
 
Um dia depois é o Rio de Janeiro que vai parar com uma grande marcha pelas ruas do centro da cidade no dia 4 de abril (quinta-feira).
 
Outras datas: Curitiba (25/3), Manaus (26/3), Natal (27/3), Goiânia (27/03), Macapá (27/3), Fortaleza (27/03), Belo Horizonte (2/4), Recife (4/4), Salvador (11/4), Porto Alegre (27/3).
 
Participam da Jornadas os seguintes movimentos: 
 
Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP); Associação Cultural B; Centro de Estudos Barão de Itararé; Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM); CONEM; Consulta Popular; ECOSURFI, Coletivo Nacional de Juventude Enegrecer, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Federação Paulista de Skate, Fora do Eixo, Juventude da CTB, Juventude da CUT, Juventude da Contag, Juventude do PSB, Juventude do PT, Juventude Pátria Livre; Levante Popular da Juventude; Marcha Mundial das Mulheres; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Nação Hip Hop Brasil; Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Rede Ecumênica da Juventude (REJU); Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA); União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialistas (UJS); União Nacional dos Estudantes (UNE); Via Campesina.
 
Fonte: UNE