Cuca Natal fará intervenções artísticas durante o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica

carteira de estudante

  O Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE – Cuca Natal-RN – terá uma programação especial durante a 62ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá de 25 a 30 de julho de 2010. No Centro de Biociências da UFRN – CB, o Cuca montará sua estrutura em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG, e estará promovendo intervenções artísticas no decorrer do 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, resignificando o espaço do CB, com ações que pretendem provocar uma reflexão acerca da relação da ciência com a arte e a cultura.

           Entre Mostras Científicas, Mesas Redondas e Conferências, indo além do seu espaço de concentração, os cuca-personagens intervirão com arte o vai-e-vem nos corredores do circuito praça cívica – campus. Fomentando a participação de todos, qualquer pessoa terá acesso à cola, papel e tesoura para fazer a sua própria interferência artística em todo o espaço que engloba o evento.

Na sua sala de emergência cultural, o Cuca apresentará ao público no dia 27, a instalação multimídia Halterofilismo Mental de Igor Lucena. Na quarta (28) teremos o ensaio fotográfico “Um olhar nostálgico sob a cidade do sol”, de Nathália Santana. E na quinta (29) entra em cena a exposição fotográfica Disperso Olhar, do jornalista Alexandre Santos, que irá poetizar o cotidiano potiguar.

De 26 a 30 a “SBPC Semana Boa para Produção de Charges: ciências do mar e sátiras do cartunista” será o registro gráfico das apresentações e discussões científicas, que proporcionará uma exposição final dos participantes no último dia, 30. As charges deverão ter seu processo produtivo baseado no contexto do 2ª Salão Nacional de Divulgação Científica.

Nos dias 28 e 29, o Cuca fará atividades de cunho didático, como a oficina Danças Populares Nordestinas (ciranda e coco) sob a orientação de Jordana Lucena, que acontecerá na Sala dos Epitélios ST – 1/Térreo do CB; e a oficina Construção Rítmica com Danúbio Gomes, coordenador do projeto de extensão Pau e Lata, na Sala dos Embriões ST – 2/Térreo do CB. As oficinas acontecerão no horário de 10h às 12h.

Destacamos no dia 29 o Lançamento da 7ª Bienal de Cultura, Ciência e Arte da UNE, às 13h30min no CB – Anfiteatro de Fisiologia, Sala 1 DFS-2º Andar. O tema será “Cordel Digital: imaginário popular em rede”.

Durante todo o momento do 2º Salão Nacional de Divulgação Científica o Cuca estará como a raiz artística do evento, proporcionando momentos de observação e participação da relação da arte com a ciência, fomentando uma erudição reflexiva. Aguardamos a participação de todos!

 

Fonte: CUCA da UNE.