Na Semana de C&T, Rio Grande faz sua IX Mostra de Produção Universitária

carteira de estudante







No dia 19 de outubro, terça-feira, houve, entre as atividades da Mostra de Produção Universitária (MPU) em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, um seminário de pós-graduação, como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que foi de 18 a 22 de outubro.

Leia também: Semana de C&T: ANPG presente no SIA – UFV e no 31° aniversário da APG/UFV

Reunindo várias pessoas, o debate central teve como tema a importância dos movimentos de pós-graduandos e da organização de associações de defesa dos interesses e direitos dos discentes neste estágio.

ANPG foi representada no evento por Mauricio Scherer, diretor da Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que contribuiu para ilustrar o atual cenário da organização dos pós-graduandos apresentado seu histórico e desenvolvimento. Scherer apresentou também o trabalho da APG-UFRGS a fim de exemplificar a dinâmica interna da atuação de uma Associação de Pós-Graduandos.

Maurício (à esquerda), Rosilene Clementin (à direita) e a comissão pró-APG

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande), Danilo Giroldo, ajudou a debater com muita propriedade, já que quando era pós-graduando participou da construção da APG da Universidade Federal de São Carlos. Hoje compreende muito bem a importância do movimento e apoia as iniciativas que ajudem a fortalecê-lo.

Rosilene Maria Clementin, Superintendente da Pós-Graduação da FURG, também estava presente na atividade e presenciou as falas de vários discentes que problematizavam a realidade da FURG, buscando saídas para a aparente falta de participação dos pós-graduandos na política da instituição. Um passo importante para isso é a criação de uma APG, para a qual haverá um evento amplamente divulgado aos pós-graduandos a fim de popularizar os processos de criação de uma APG.

No debate conjunto, foram elencados alguns encaminhamentos para superar os problemas relatados. Com objetivo de melhorar a comunicação com os pós-graduandos, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação se responsabilizou por criar um sistema que integre e-mails de todos os pós-graduandos, desta forma acionando mais eficientemente o conjunto dos discentes.

Ainda tentando alavancar a organização dos pós-graduandos, estes decidiram projetar um evento mais focado na construção da APG-FURG, e, de forma a efetivar a decisão, fundaram ao término da atividade uma comissão Pró-APG.

 
Por Mauricio Scherer, diretor da APG-UFRGS, e Juliana Cruz, da redação da ANPG