Junto a outras organizações, ANPG se empenha para garantir delegação brasileira no 17º FMJE

carteira de estudante
Elisangela, Abner e André Tokarski (vice-presidente da FMJD para a AMérica Latina) com o deputado federal Aldo Rebelo, que já participou de edições do FMJE quando era presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
A ANPG participou da delegação de jovens brasileiros que estiveram em comitiva, nesta terça-feira (23), no Congresso Nacional, para pedir aos parlamentares apoio para sua ida ao 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que acontece entre os dias 13 e 21 de dezembro em Joanesburgo, na África do Sul. 
 
A comitiva brasileira estava acompanhada do diretor de Relações Internacionais da Agência Nacional de Desenvolvimento da África do Sul e presidente do Comitê Organizador do evento, Abner Mossafe. Ele substitui ao presidente da entidade, Andile Lungisa, que não pôde vir ao Brasil.
 
A presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, participou da entrega de um abaixo-assinado de senadores e deputados apoiando o pleito ao governo federal para ceder um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para levar a delegação de cerca de 150 jovens – representantes das organizações estudantis e juvenis que lutam contra o imperialismo e pela paz – para o Festival.
 
Vários deputados e senadores, de diversos partidos, receberam a visita da comitiva de jovens e estudantes colhendo apoio para o envio da delegação, que será composta por estudantes, atletas, juventudes políticas, entre outros.
 
A comitiva apresentou a demanda ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, ao secretário nacional de Juventude, Beto Cury e ao presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira, em audiência realizada nesta quarta-feira (24). 
 
A comitiva pediu apoio também ao Ministro do Esporte e ex-presidente da UNE Orlando Silva
Apoio ministerial
 
O Ministro do Esporte, Orlando Silva, que já foi vice-presidente da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), também foi procurado, e foi convidado a participar do festival, no dia destinado às Américas.
 
O Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é um evento organizado pela FMJD, em conjunto com o movimento estudantil mundial, desde 1947, e tornou-se o maior encontro das juventudes progressistas, assumindo importante papel na organização dos jovens do mundo pela paz, contra a guerra, por solidariedade entre os povos e contra o imperialismo.
 
Neste ano, a 17ª edição da atividade, o festival é realizado pela primeira vez na África sub-saariana. Com o tema "Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, Derrotemos o Imperialismo", o evento acontece na África do Sul, entre os dias 13 e 21 de dezembro de 2010, na cidade de Joanesburgo. 
 
Por Luana Bonone, Diretora de Comunicação da ANPG, com informações do Portal Vermelho