8° Bienal da UNE: Encontro em Defesa do SUS

carteira de estudante

O espaço Chico Science da 8° Bienal da UNE, recebeu na tarde de sexta-feira, 25, o primeiro encontro nacional de estudantes em defesa do Sistema Nacional de Saúde (SUS). Entre os diversos participantes, – prioritariamente estudantes ligados ao tema –  estava a ANPG representada por Jouhanna Menegaz, secretária-geral da entidade e mestre em enfermagem.

O debate acerca do SUS trata principalmente da inclusão desta temática nos fóruns de discussão do movimento estudantil, com vistas à elaboração de propostas e diretrizes dos estudantes, rumo ao fortalecimento de um sistema que seja público, universal, igualitário e de qualidade.
 
Segundo as organizadoras integrantes do VER-SUS, para este primeiro momento, o grupo priorizou os seguintes eixos: reforma sanitária, formação para o SUS, arte e cultura em saúde tendo a militância como protagonista. 
 
Jouhanna em sua fala destacou a importância do movimento estudantil trazer a saúde para o centro do debate, consolidando contribuições sólidas ao desenvolvimento da política nacional de saúde. “Para que não sejamos pautados pela agenda do governo, precisamos incorporar o tema SUS nas diversas esferas da sociedade e ganhar cada vez mais espaço dentro do movimento estudantil”.
 
Da redação