Em reunião com a ANPG, MEC confirma reajuste e aumento na quantidade de bolsas em fevereiro

Na noite desta quinta-feira, 26 de janeiro, a ANPG, em conjunto com as entidades UNE e UBES, foi recebida em audiência pelo ministro da Educação, Camilo Santana, ocasião em que fez a entrega simbólica do abaixo-assinado com mais de 120 mil assinaturas da Campanha #ReajusteJá. A pauta debatida foram os projetos essenciais levadas pelos estudantes, do ensino básico à pós-graduação.

A ANPG apresentou as demandas pelas quais têm lutado nos últimos, principalmente o imediato reajuste das bolsas de estudos e a criação de condições elementares para o trabalho dos pesquisadores, como direitos trabalhistas e previdenciários e uma política permanente de recomposição dos valores das bolsas.

O encontro produziu avanços importantes. O ministro assumiu oficialmente o compromisso com o reajuste das bolsas – todas elas e não apenas as de pós-graduação – e ficou de anunciá-lo no início de fevereiro, passando a vigorar de pronto.

Além disso, sinalizou que a quantidade de bolsas ofertadas pela CAPES será ampliada, o que significa aumentar as possibilidades para a formação de mais mestres e doutores nos próximos anos, número que vinha em tendência de queda desde a pandemia.

Vinicius Soares faz entrega do Abaixo Assinado ao Ministro da Educação

A ANPG também fez a entrega do abaixo-assinado para a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, que reafirmou a necessidade urgente de ampliar os investimentos em ciência e cumprir o compromisso de reajustar as bolsas do CNPq.

Reunião com Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

Para Vinicius Soares, presidente da entidade, as reuniões foram produtivas e o governo demonstra estar comprometido com as pautas, mas os pós-graduandos precisam de soluções concretas e urgentes. “Os ministros falam pelo governo e mostram que atenderão nossas demandas, mas nós não conseguimos mais esperar! O governo já assumiu e já tinha esses compromissos conosco desde a transição. É preciso passar da fase de sinalização para a proposta concreta. Queremos o reajuste já e vamos continuar mobilizando e pressionando!”, afirmou.

Ampliar a pressão nas redes e nas ruas!

A reunião foi precedida de intensa mobilização dos pós-graduandos nas redes sociais, com um “tuitaço” e um “comentaço” nos perfis do Ministério da Educação. A tag #ReajusteJa ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil durante a tarde.

Outro momento importante será a Bienal de Cultura e Arte dos estudantes, que ocorre entre os dias 2 e 5 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O encontro reunirá centenas de pós-graduandos de todas as regiões do país e será utilizado para planejar um calendário de lutas nas universidades e nas ruas, envolvendo as Associações de Pós-Graduandos.