ANPG participa do Lançamento da 3ª Conferência Nacional de Juventude

carteira de estudante

3conferencia

Foto: Secretaria Nacional da Juventude

Durante a tarde de quinta-feira (26), a Associação Nacional de Pós-Graduandos esteve presente no lançamento da 3ª Conferência Nacional de Juventude. O evento de lançamento ocorreu no Salão oeste do Palácio do Planalto e contou com a presença do Secretário Geral da Presidência da República, Ministro Miguel Rosseto, e da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A 3ª Conferência terá como tema “As várias formas de mudar o Brasil”. Segundo Marcelo Arias, Diretor de Juventude da ANPG, presente no lançamento, “a Conferência acontece em um momento político tenso no país. Há algum tempo se discutem formas para mudar o Brasil profundamente. A ANPG já alerta para algumas delas, como a reforma política democrática e participativa, a democratização das comunicações, a reforma tributária com desoneração dos trabalhadores e taxação das grandes fortunas. Esperamos que a Conferência sirva para debater esses temas com a Juventude e reforçar essas idéias na sociedade”. A 3ª conferência vai debater o Plano Nacional de Juventude, com diretrizes e metas para os próximos 10 anos.

Além de Arias, a Presidenta da ANPG, Tamara Naiz, também prestigiou a cerimônia: “o tema é muito oportuno e tomara que a conferência mobilize milhares e milhares de jovens, como aconteceu das outras vezes, e que os anseios da juventude, bastante visibilizados em 2013, sejam discutidos e transformados em Política Pública, como aconteceu com o Estatuto da Juventude”, comenta.

A 3ª Conferência ainda não possui regulamentação, mas o Conselho Nacional de Juventude e a Secretaria Nacional de Juventude já solicitaram que a ANPG se responsabilize por uma mostra científica relacionada com as discussões temáticas da Conferência, de forma a qualificar as discussões. Para Arias, esse é um desafio que será recebido com prazer. “O conhecimento deve estar a serviço do desenvolvimento do país e das lutas de seu povo. Não nos furtaremos a esse propósito”, afirma o diretor.

Segundo o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, a grande novidade da conferência é a participação via internet e outros veículos digitais, ampliando os canais de interação digital da conferência. Durante o evento, Daniel Souza, presidente do Conjuve, explicou que o objetivo é articular várias vozes e escutar os desejos de mudar o Brasil.

Da Redação com informações da Secretaria Nacional de Juventude